Banca de DEFESA: ALUSKA DA SILVA MATIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALUSKA DA SILVA MATIAS
DATA : 07/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-aluska-da-silva-matias
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS SENSÍVEL À DIVERSIDADE CULTURAL E O ESTÁGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO:
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DESSA TRAJETÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Curricular Supervisionado; Professor de Ciências Sensível à Diversidade Cultural; Ensino de Ciências; Formação de Professores.


PÁGINAS: 255
RESUMO:

A consolidação da educação científica corresponde a uma trajetória histórica que se estabelece em campos de disputas arraigados de variados interesses e contextos políticos, culturais e sociais. Ao longo das últimas décadas discussões têm direcionado para movimentos que convidam à reflexão crítica acerca das contribuições dos constructos científicos e suas implicações no ensino de ciências. Essas demandas têm resultado em importantes modificações no modo de compreender as relações culturais estabelecidas no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de ciências, de modo que as novas tendências de educação científica adquirem um caráter intercultural. Além disso, o compromisso e respeito com a diversidade cultural passaram a compor o princípio da educação e integrar os currículos de ciências. Isto posto, algumas questões se voltam a propor transformações na formação de professores de ciências e biologia capazes de ofertar uma educação científica com vistas à promoção de profissionais culturalmente sensíveis. Vislumbrando apontar algumas alternativas para potencializar a formação
nessa perspectiva, dadas as suas especificardes, construímos à luz de uma multirreferencialidade teórica o perfil de um professor de ciências sensível à diversidade cultural com vistas a contribuir nas reflexões para formação desses profissionais. Conduzidos pelas políticas de formação de professores e as mudanças nos currículos das
licenciaturas a partir das determinações exigidas a partir das DCN aprovadas em 2015, adotamos a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball a fim de identificar a consolidação de políticas que se alinhem com a perspectiva formativa proposta. Aliado ao conjunto de aspectos discutidos, elegemos os estágios curriculares supervisionados
como potencializadores desse processo formativo. Diante dessas questões o presente trabalho teve como objetivo investigar e refletir acerca da contribuição do estágio curricular supervisionado na formação professores de ciências sensíveis à diversidade cultural. Os resultados e caminhos teóricos e metodológicos são discutidos ao longo de quatro capítulos.



MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 963.380.080-34 - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA
Interno(a) - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interno(a) - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo(a) à Instituição - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Externo(a) à Instituição - ROBERTA SMANIA MARQUES
Notícia cadastrada em: 26/04/2021 14:41
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