Banca de DEFESA: JANY SANTOS SOUZA GOULART

DISCENTE : JANY SANTOS SOUZA GOULART
DATA : 11/06/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-jany-santos-souza-goulart

UMA ENGENHARIA DIDÁTICA INTERMEDIADA POR UM AMBIENTE HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA VETORIAL

Teoria Antropológica do Didático – TAD; T4TEL; Vetores; Ensino- Aprendizagem; Ambiente Híbrido de Aprendizagem – AHA.

A pesquisa se concentra no ensino e na aprendizagem da Álgebra Vetorial, no domínio do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana, denotado por nós como CLM - UEFS, a qual se alicerça nos pilares da Teoria Antropológica do Didático – TAD e se respalda em estudos pertencentes ao âmbito da Didática da Matemática, os quais têm revelado peculiaridades que configuram a noção vetorial como um conceito que obstaculiza a aprendizagem. A partir dessas ideias preliminares, nosso interesse de pesquisa trilhou caminhos que nos direcionaram ao objeto matemático vetor e sua estrutura institucional pertencente ao CLM – UEFS, sob a perspectiva de dois aspectos: o primeiro, refere-se à empregabilidade e relevância institucional dos vetores e o segundo, está relacionado a multiplicidade conceitual dos mesmos que podem se vincular aos obstáculos detectados no contexto matemático e didático repercutido no processo de ensino e aprendizagem deste ente matemático. Frente a esta problemática, admite-se a existência e funcionamento de Sistemas Didáticos – SDs, regidos por um conjunto de condições, restrições. Assim, emergiu a premência de analisar as produções e interlocuções dos discentes em relação a esse saber, em termos dos Caminhos de Práticas Pessoais – CPP, no âmbito das tarefas vetoriais a partir das técnicas produzidas no domínio de um Modelo Praxeológico de Referência –MPR, materializado por meio do Ambiente Híbrido de Aprendizagem – AHA, sob uma vertente de desenvolvimento estruturada no quadro de referência didática T4TEL. Dito de outra forma, como mobilizar recombinações praxeológicas, pautadas por condições e restrições, que promovam mediações entre as relações pessoais e institucionais no contexto dos Sistemas Didáticos - SDs subjacente ao saber vetorial no CLM-UEFS? No que tange ao suporte metodológico, a Engenharia Didática – ED, foi implementada para testar as hipóteses, delinear as possíveis recombinações praxeológicas, enquanto mapeamento de rotas e alcance das técnicas no seio de cada Dispositivo Didático - DD que “vive” em AHA, além de permitir a imersão nas descrições do complexo de praxeologias pessoais produzidas pelos protagonistas deste cenário. No que compete aos resultados apontamos para a susceptibilidade de diálogos que contribuam para o rompimento de obstruções inerentes as escolhas dominantes, amplamente cristalizadas, no funcionamento dos Sistemas Didáticos no cenário do CLM-UEFS. A qual se une a emergência de um repertório de Dispositivos Didáticos direcionados ao ensino e aprendizagem vetorial.

Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno(a) - 1808015 - ANDRE LUIS MATTEDI DIAS