Banca de DEFESA: MARTA CAIRES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARTA CAIRES DE SOUSA
DATA : 19/05/2021
HORA: 08:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-marta-caires-de-sousa
TÍTULO:

CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONHECIMENTOS, VALORES E PRÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde. Concepções de saúde. Ensino básico. Ensino de ciências


PÁGINAS: 244
RESUMO:

A saúde é um tema polissêmico e multifacetado para o qual convergem diversas concepções. É uma temática de ensino e de aprendizagem presente em diferentes disciplinas da educação básica, especialmente, as que compõem a área Ciências da Natureza. As concepções sobre saúde podem ser situadas a partir de distintos aspectos, dentre eles, através da análise das interações entre os conhecimentos, os valores e as práticas sociais. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar as concepções de saúde presentes no ensino das Ciências da Natureza, considerando os conhecimentos científicos, os valores e as práticas sociais expressos em documentos curriculares e por docentes que atuam no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa empírica, de método misto, sequencial e com distintos procedimentos de coleta e de análises dos dados, dentre os quais foi construído e validado um questionário de pesquisa para identificar as concepções de saúde dos docentes. Os resultados das distintas análises indicam que no currículo a saúde é apresentada de forma limitada, os conhecimentos sobre privilegiem os aspectos biológicos do corpo humano, os valores dizem respeito à autonomia dos sujeitos para manter a sua saúde e as práticas indicadas tem um caráter individualizado, com foco na prevenção de doenças e agravos, portanto, uma concepção de saúde com tendência biomédica. Os docentes apresentaram uma concepção de saúde numa perspectiva mais ampla, valorizando conceitos ampliados de saúde, formas de cuidados para além do objeto doença e saúde enquanto um direito social. Entretanto, o tema saúde foi declarado como pouco frequentes nas práticas de ensino destes profissionais. Diante destes resultados, a partir de uma experiência concreta, apresentamos possibilidades de inserção do tema saúde no contexto do ensino de ciências, com abordagens inter e disciplinares em que a saúde pode ser apresentada considerando a sua complexidade e enfatizando o seu aspecto como direito e como política pública. Ressaltamos sobre a importância de o tema saúde está presente em todas as disciplinas e áreas de conhecimento do ensino básico, nos processos formativos dos docentes, além disso, que a sua inserção nos materiais de apoio pedagógico possa contemplar abordagens amplas, considerando os conhecimentos, valores e práticas em torno do tema, tendo em vista que saúde, assim como doença, são quesitos com implicações cientificas, culturais, sociais e políticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 963.380.080-34 - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA
Interno(a) - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA
Interno(a) - 836.185.465-72 - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD
Interno(a) - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo(a) ao Programa - 060.177.035-87 - NAOMAR MONTEIRO DE ALMEIDA FILHO - UFBA
Externo(a) à Instituição - Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho
Notícia cadastrada em: 23/04/2021 18:58
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