Banca de DEFESA: LUIZA RENATA FELIX DE CARVALHO LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZA RENATA FELIX DE CARVALHO LIMA
DATA : 04/03/2021
HORA: 08:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-luiza-renata-felix-de-carvalho-lima
TÍTULO:

A LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: PRINCÍPIOS PARA UMA PERSPECTIVA CRÍTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ludicidade, Psicologia Histórico-Cultural, Formação de Professores


PÁGINAS: 187
RESUMO:

A ludicidade tem se consolidado como um campo de estudo em constante ascensão no ensino de Química. Entretanto, tais estudos nem sempre apresentam uma fundamentação teórica que subsidie as atividades lúdicas no contexto escolar, levando em consideração, especificamente, o ensino e aprendizagem dos conhecimentos químicos, tampouco uma formação que possibilite ao professor atuar nesse sentido. É justamente por compreender a necessidade da fundamentação no campo da ludicidade que a presente tese de doutoramento tem como objetivo propor princípios para orientar a formação de professores para o lúdico, a partir dos fundamentos da psicologia histórico-cultural.  Trata-se de uma pesquisa teórica que se debruça na compreensão do processo formativo do professor de Química para atuar de forma crítica no campo da ludicidade. Como pressuposto teórico, tem-se a psicologia histórico-cultural e o materialismo histórico-dialético defendido por Lév Vigotski e demais colaboradores, que assume a dialética no processo de ensino e aprendizagem, de modo a contribuir com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores nos alunos, tendo em vista que os instrumentos pedagógicos no ensino de Química possuem uma forte influência das bases hegemônicas – o que implica em um esvaziamento teórico e pedagógico. Nesse sentido, formar o professor para o lúdico em uma perspectiva crítica é justamente um caminho para superação do esvaziamento posto. Foi exatamente pensando na superação da hegemonia difundida no processo formativo para o lúdico que os princípios elencados nesse estudo se constituíram como possíveis norteadores do trabalho pedagógico, no sentido de formar o professor para o lúdico para que, por meio dessa formação, as atividades lúdicas sejam utilizadas de modo consciente e em suas máximas potencialidades. Na tese, a partir das análises tecidas, foi possível evidenciar que as atividades lúdicas se dão como uma forma entre tantas outras que podem ser trabalhadas no contexto educacional. Também foi possível elucidar que as atividades lúdicas em si não têm uma teoria pedagógica, uma vez que elas podem ser trabalhadas em diferentes teorias, fato que implica na necessidade de superação da associação destas diretamente com as pedagogias hegemônicas. No que se compete à organização das atividades lúdicas, apresentamos a problemática que julgamos imprescindível nesse processo, que consiste na compreensão da dialética existente entre a cultura lúdica do professor e a cultura lúdica do estudante. Por fim, evidenciamos os elementos políticos implícitos e explícitos na atividade lúdica. Defendemos que, por meio da compreensão dos princípios postos, seja possível se pensar em uma fundamentação da formação do professor para o lúdico em uma perspectiva crítica, especialmente, no ensino de Química


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO
Interno(a) - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Interno(a) - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Externo(a) à Instituição - ABRAAO FELIX DA PENHA - UNEB
Externo(a) à Instituição - JOAQUIM FERNANDO MENDES DA SILVA - UFRJ
Externo(a) à Instituição - MARIA ELVIRA BELLO - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 25/02/2021 21:30
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