Banca de DEFESA: MARIA LAURA SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LAURA SOUZA SILVA
DATA : 04/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-maria-laura-souza-silva
TÍTULO:

Narrativas de naturalistas europeus e seus contributos para o ensino de biologia contextualizado: um olhar no Brasil do século XIX. 2019


PALAVRAS-CHAVES:

Naturalistas no Brasil; Visão de Ciência; Ensino de Biologia; História da Ciência; formação docente.


PÁGINAS: 399
RESUMO:

Os naturalistas europeus Johann Baptist Ritter von Spix e Carl Friedrich Philipp von Martius
realizaram uma viagem ao Brasil que foi registrada num diário composto por três volumes,
intitulado
“Reise in Brasilien”. No presente trabalho, organizado no formato multipaper,
apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi
analisar e propor contribuições para o ensino de biologia a partir dos relatos dos
naturalistas Spix e Martius.
O estudo é fundamentado no paradigma Interpretativista,
tratando-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, com seleção, categorização e análise
de conteúdo (BARDIN, 1979). A fonte para coleta de dados foi o segundo volume da “
Reise in
Brasilien
” (Viagem pelo Brasil), intitulado “Através da Bahia” (edição de 1938), o qual
registra a passagem de Spix e Martius pela Bahia, em 1818. Também foram consultados
trabalhos de diversos autores que analisaram a viagem de Spix e Martius ao Brasil, entre os
anos de 1917 e 1920, acompanhando a comitiva que trazia a princesa Leopodina para o
casamento com o príncipe Pedro de Alcântara. A Missão Austríaca trouxe diversos cientistas e
artistas europeus motivados pelo conhecimento da natureza tropical e da população local, além
dos costumes e do potencial econômico das terras brasileiras. A análise do contexto da viagem
e da época dos naturalistas europeus possibilitou a organização de um quadro explicativo do
cenário científico e hitórico que influenciou Spix e Martius no século XIX. Esse conhecimento
pode contribuir para um ensino de biologia contextualizado e guiado pela história da ciência. A
análise da obra “
Através da Bahia” identificou diversas passagens que poderão ser usadas no
ensino de biologia, atendendo a algumas de suas subdivisões: botânica, zoologia, ecologia e
etnobiologia, além de outras, como microbiologia e paleontologia, que poderão ser objeto de
outros estudos futuros. A análise dessa obra e de outras vinculadas a essa expedição ao Brasil
também possibilitou a produção de um recurso didático (um E-book), que servirá de suporte
para uma sequência de atividades sugeridas para o ensino de biologia, abordando diversos
conteúdos. Finalmente, a partir de informações a respeito dos conhecimentos tradionais da
época dos naturalistas e de suas aplicações no ensino de biologia, foi possível refletir sobre a
formação de professores sensíveis à diversidade cultural tão presente nas salas de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interno(a) - 2086934 - JUAN MANUEL SANCHEZ ARTEAGA
Interno(a) - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo(a) à Instituição - RUY HERMANN ARAÚJO MEDEIROS - UESB
Externo(a) à Instituição - FREDERIK MOREIRA DOS SANTOS - UFRB
Notícia cadastrada em: 23/02/2021 15:18
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