Banca de DEFESA: ADRIANA APARECIDA SOUZA VALE

DISCENTE : ADRIANA APARECIDA SOUZA VALE
DATA : 04/02/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/rafael-moreira-siqueira/invite

Formação inicial de professoras (es) no curso de Licenciatura em Química no IFBA: contradições e possibilidades entre o projeto político pedagógico institucional e o projeto pedagógico do curso de licenciatura em química

Licenciatura em química. Formação inicial Docente. Pedagogia Histórico Crítica. Projeto pedagógico institucional.

O Curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, campus Porto Seguro teve seu início no ano de 2010. O curso está funcionando há dez anos e já entregou à sociedade de Porto Seguro e região mais de cinquenta licenciados em química. Os cursos de licenciatura têm uma importância central para a sociedade, uma vez que, formam docentes que contribuem para a formação de profissionais de todas as áreas. Em meio a todas as disciplinas do ensino básico, destacam-se as ciências da natureza. Dentro dessas, a química proporciona a compreensão de fenômenos físico-químicos naturais e artificiais, desenvolve habilidades científicas e aguça o senso crítico dos estudantes. Professores de química podem ser formados através de várias correntes pedagógicas e dentre elas se destaca a Pedagogia Histórico Crítica, que orienta o Projeto Pedagógico da Instituição. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar o Projeto Pedagógico Institucional do IFBA e verificar seu alinhamento com o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Química do IFBA, campus Porto Seguro. Isso possibilitou a investigação de lacunas nos projetos pedagógico institucional e projeto pedagógicos do curso e os possíveis impactos na formação do aluno de licenciatura em química do IFBA. A pesquisa poderá contribuir para a compreensão do papel da Pedagogia histórico-crítica no Projeto Político da Instituição e na formação dos licenciandos, além de propiciar aos futuros docentes o entendimento da sua real importância na sociedade como ativadores da consciência nos jovens e suas famílias, por meio dos conhecimentos científicos, em particular da química, vinculados a uma concepção de mundo materialista e dialética. A finalidade é despertar essas famílias para deixarem de ser massas dominadas e tomarem percepção em relação ao papel da atividade educativa na luta de classes. A pesquisa mostrou a relevância de formar um aluno crítico na perspectiva sócio-histórica e de se trabalhar os conteúdos nas suas formas mais desenvolvidas, tendo por base a ciência, filosofia e a arte, o que possibilita uma verdadeira mudança com relação à concepção de mundo. Todo esse trabalho proporcionará um conhecimento da realidade como ela realmente é, nas suas múltiplas determinações sociais, tornando possível a tomada de decisões para agir e alterá-la. O estudo ainda possibilitará que a instituição faça ajustes e adequações em seus documentos contribuindo  para a otimização do uso da Pedagogia histórico-crítica entre os docentes, assim como na formação dos estudantes da instituição.

Presidente - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Interno - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO