Banca de DEFESA: WANDERLEY PAULO GONÇALVES JÚNIOR

LOCAL: Ambiente Virtual UFBA

A PROGRAMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE

FÍSICA: APRENDIZAGEM SOBRE FORÇA POR MEIO DO SCRATCH

Ensino de Física, Construção de Simulações, Teoria de Resposta ao Item, Teoria de Habilidades Dinâmicas, Conhecimento em Pedaços, Scratch.

Essa tese apresenta uma investigação sobre a transição do conhecimento intuitivo para o científico do conceito físico de força. Aplicada a estudantes da 1ª série do ensino médio de um colégio da rede federal de ensino do Rio de Janeiro, a investigação compreende uma estratégia de ensino inovadora desenvolvida pelo autor em parceria com sua orientadora. Esta estratégia consiste na execução de desafios de construção de simulações de física através da utilização de uma linguagem de programação em blocos: o Scratch. Nesse contexto, a aprendizagem dos conceitos abordados é concebida como um processo que implica na evolução de um traço latente, fundamentado em Teorias de Complexidade Hierárquica de Desenvolvimento Cognitivo e na transição do conhecimento intuitivo para o formal, alicerçada na Teoria do Conhecimento em Pedaços de diSessa. Baseada na metodologia mista de análise, a pesquisa compreendeu três etapas: (1) construção e validação dos instrumentos utilizados na pesquisa, (2) aplicação da intervenção educacional para os estudantes, (3) análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. Na validação dos desafios de simulação e dos testes em três camadas, realizadas na primeira etapa, participaram 41 professores, licenciados ou bacharéis, de física e pesquisadores da área de ensino de ciências, além de 493 estudantes das Redes Federal e Estadual do Rio de Janeiro e Salvador. A aplicação da intervenção contou com a participação de 87 estudantes. Durante esse processo foram coletados dados através da execução de tarefas de construção de simulação, testes em três camadas, questionários de engajamento, de auto avaliação e diário de bordo. Embora tenha sido feito gravações de tela e vídeos, esses dados não foram analisados nessa tese. Por fim foi utilizado o método misto de análise que envolveu, além da análise qualitativa do diário de bordo, questionários de engajamento e auto avaliação, uma robusta análise quantitativa baseada em modelos probabilísticos e na modelagem Rasch. Como primeira contribuição deste trabalho, temos o desenvolvimento de um estudo realizado a partir de rigorosos critérios metodológicos, tanto em relação à construção e validação dos testes e da sequência didática, quanto das técnicas de análise, favorecendo o aprofundamento do conhecimento sobre as potencialidades e limitações da construção de simulações para a aprendizagem do conceito de força. Os resultados obtidos a partir dos dados coletados nos testes em três camadas nos permitiram inferir que as atividades de construção de simulações de física propiciam um ganho de aprendizagem do conceito de força expressivamente maior do que o obtido através das aulas expositivas-dialogadas sobre conceito. Nesta análise, ainda constatamos a limitação da sequência didática para o desenvolvimento da aprendizagem do caráter explicativo fenomenológico de força. A análise qualitativa dos mapas de episódios, das tarefas de simulação e dos questionários nos deram indícios da contribuição da sequência didática para o desenvolvimento do raciocínio lógico computacional dos estudantes, da percepção da aprendizagem dos conceitos de forma mais lúdica e prazerosa, do favorecimento do letramento digital desses alunos, da influência do engajamento escolar nesse processo e das limitações e dificuldades que permeiam as atividades desenvolvidas. Por fim, esse trabalho disponibiliza para docentes de física materiais instrucionais e de avaliação rigorosamente validados através de pesquisa empírica.

Presidente - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA
Interno - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO