Banca de DEFESA: ANALDINO PINHEIRO SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANALDINO PINHEIRO SILVA FILHO
DATA : 18/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-analdino-pinheiro-silva-filho
TÍTULO:

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E CONFLITOS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO CAMPO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Jogos de Linguagem. Formação de Educadores/as do Campo.


PÁGINAS: 146
RESUMO:

Esta tese apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como professores/as e estudantes lidam com os conflitos que surgem entre os jogos de linguagem que mobilizam na formação de educadores/as do campo, na área de Matemática. Procuro mostrar que tais conflitos ocorrem como expressão das relações de poder-saber que possibilitam a circulação e o funcionamento de discursos de Educação Matemática que são aceitos como verdadeiros na prática pedagógica, em detrimento de outros. Foram utilizados como ferramentas teóricas as contribuições filosóficas advindas do pensamento de Ludwig Wittgenstein, especialmente suas noções de forma de vida, jogos de linguagem e semelhanças de família; e, também, da filosofia de Michel Foucault, principalmente seus conceitos de discurso, poder e saber. A investigação é de abordagem qualitativa do tipo compreensiva e a produção de dados ocorreu no curso de Licenciatura em Educação do Campo, em uma universidade pública no interior da Bahia. Participaram do estudo três professores/as que lecionam matemática no curso e cerca de 32 estudantes provenientes de três turmas do referido curso. O material de pesquisa foi produzido através de observações das aulas de matemática, entrevistas feitas com estudantes e professores/as e, também, através da análise de documentos. O exame do material de pesquisa desenvolveu-se em três etapas: na primeira etapa, analisei os discursos matemáticos e de educação matemática que instituem práticas que desencadeiam conflitos discursivos, sendo identificados o discurso da matemática moderna, o discurso da linguagem simbólica na matemática, o discurso da álgebra na matemática, o discurso da matemática euclidiana, o discurso da geometria aplicada no espaço físico, o discurso da matemática aplicada à realidade do estudante, dentre outros. Na segunda etapa, a análise focou na identificação e caracterização dos tipos de conflitos, sendo possível identificar cinco tipos: conflito de conceito, conflito de palavra, conflito de símbolo, conflito de procedimento e conflito de justificativa matemática. Na terceira etapa, o foco analítico foi dado nos modos como professores/as e estudantes lidam com tais conflitos, onde foi constatado que os/as professores agem mobilizando discursos matemáticos e pedagógicos que atuam ordenando diferenças, padronizando os jogos de linguagem e disponibilizando modos específicos de pensar e operar a matemática; ao passo que os/as estudantes, às vezes, assujeitam-se e, às vezes, resistem a tais discursos. Por fim, concluo alertando para a necessidade de olhar para os conflitos discursivos em termos de sua positividade, em que destaco a importância de educadores/as da área de matemática e, também, de outras áreas de conhecimento estarem sensíveis às trajetórias diferenciadas de conhecimentos presentes na vida dos/as licenciandos/as, bem como reconhecer a importância desses saberes para o processo de produção do conhecimento científico.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 909.409.897-00 - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA - UFPE
Externo à Instituição - LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE - UEFS
Externo à Instituição - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Notícia cadastrada em: 11/12/2020 17:53
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