Banca de DEFESA: MICHELI FERREIRA FONSECA ROCHA

DISCENTE : MICHELI FERREIRA FONSECA ROCHA
DATA : 18/12/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-da-dissertacao-micheli-f-fonseca-rocha.

Educação museal em um museu universitário: A teia de relações entre os animais peçonhentos, os mediadores e o público.

Educação museal, museus de ciências, divulgação científica, animais peçonhentos, museografia.

A compreensão do processo educativo em espaços como museus de ciências, denotam possibilidades de pesquisas no âmbito da educação museal, pois são reconhecidos como ambiente propicio à construção de conhecimento. Ao longo dos anos, tanto a pesquisa quanto as práticas educacionais e comunicacionais, relacionadas a exposições e ou atividades em museus têm se intensificado, tornando-se cada vez mais um campo de produção de conhecimento científico, principalmente com relação ao público visitante. Os museus possibilitam uma interação diferenciada entre mediador, público e objeto, que denotam possibilidades de pesquisa. O Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (NOAP/UFBA), em 2008, foi cadastrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como um museu de ciências. Possui um programa de educação Museal, caracterizado por um conjunto de ações educativas denominada Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO), um projeto de extensão universitária de produção de conhecimento, popularização da Ciência e do ensino de Zoologia, através de exposições de longa duração e itinerantes. Em 2019, a REDEZOO conduziu a exposição Salve Boitatá, a serpente de fogo!, em comemoração ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), objeto de estudo desta pesquisa. Neste contexto, nosso objetivo foi investigar as interações entre os diversos componentes das interações da educação Museal observadas na triangulação: mediador, objeto e visitante, que se desenvolveu no âmbito no conjunto de ações educativas desta exposição, com base na proposta da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), na divulgação científica sobre animais peçonhentos, no campo da museografia. Para atender ao objetivo desta pesquisa foram utilizados procedimentos metodológicos de cunho qualitativo através da análise documental, observação participante, entrevistas individuais e grupo focal com os mediadores e entrevista aberta com os visitantes. A triangulação dos dados permitiu a análise da dinâmica do museu a partir das relações de aprendizagem, didática e de ensino que surgem das interações nesta instituição museológica. Concluímos que a narrativa dos agentes que compõe a exposição, mediadores e público, é o ponto de partida para melhor compreender e repensar as ações educativas da REDEZOO, visando ressignificar de forma a contribuir para a educação de um tema que pode salvar vidas, especialmente as mais vulneráveis aos acidentes sobre animais peçonhentos.

Presidente - 287816 - REJANE MARIA LIRA DA SILVA
Interno - 834.495.587-49 - MOEMA DE REZENDE VERGARA - MAST