Banca de DEFESA: LUDMILA SOARES FRANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUDMILA SOARES FRANCO
DATA : 14/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-mestrado-de-ludmila-soares-franco
TÍTULO:

A série CSI e suas possibilidades como estratégia de Ensino

de Biologia.


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de biologia, CSI, estratégia de ensino,

ensino-aprendizagem, séries.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta dissertação enquanto pesquisa qualitativa exploratória têm como objetivo

de analisar a série CSI e propor estratégias pedagógicas para mediar os

processos de ensino-aprendizagem de biologia. As narrativas seriadas

televisivas, que podem ser chamadas de séries, vêm crescendo em

popularidade no Brasil, possibilitando a identificação de uma cultura das

séries. Esse aumento no consumo pode ter sido desencadeado pelo aumento

de canais de streaming, possibilitando que o consumidor maratone as séries e

as consuma como e quando quiser. Esse contexto social como segmento de

séries em crescimento demonstra como as tecnologias estão inseridas no

cotidiano brasileiro e que elas podem fazer parte de outros segmentos da

sociedade, como a escola, por exemplo. No campo educacional a

reivindicação pela adoção de estratégias de ensino diversificadas não é tema

novo, no entanto, com a aprovação e implementação da Base Nacional

Comum Curricular (BNCC) essa pressão volta-se novamente para os

professores que precisam reestruturar seu modo de ensinar, se adequando às

competências e habilidades que a base traz. Inserido no campo das ciências

naturais e suas tecnologias, o ensino de biologia enfrenta algumas

dificuldades específicas. Dificuldades que podem ser pelo conteúdo complexo

e abstrato que os alunos encontram em conteúdos específicos. A série CSI

entra em cena como uma possibilidade de estratégia de ensino de biologia,

com seu caráter investigativo e o foco principal nos cientistas forenses que

aparecem mobilizando a ciência em prol de resolver as investigações. Seu

papel em sala de aula pode ser como elemento pré-texto, ilustração ou

estruturante, dependendo do tipo de estratégia que o professor escolher. Para

traçar a estratégia é necessário analisar o objeto a ser implementado, assim a

série foi analisada sob a lente da Análise Fílmico-Compreensiva da

Narrativa Seriada. Dessa forma foi definido um corpus, demarcado pelos

episódios três e quatro da temporada quinze, que primeiramente foram

decupados e transcritos, e posteriormente recompostos. Como estratégia não

é necessário a utilização de um episódio inteiro, muito menos de uma

temporada, pois pode-se correr o risco de perder o foco, assim cada episódio

foi delimitado em quatro momentos a serem analisados e recompostos

entrelaçando-os com as competências e habilidades específicas constantes

na BNCC. Durante o percurso de análise foram propostas estratégias de

ensino-aprendizagem e de estratégias de avaliação. Dentre as possibilidades

de estratégia ainda é necessário citar como a série não se encerra em si

própria, ou seja, ela necessita da intervenção do professor para que ela

cumpra o objetivo de correlacionar os conteúdos de biologia. Mediante as

proposições de estratégias foi possível observar como a série CSI possui um

amplo espectro de momentos que podem ser correlacionados às

competências e habilidades específicas, entrelaçados com conteúdos de

biologia, que podem tecer estratégias de ensino-aprendizagem e colocadas

em prática em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCAS RAVAZZANO DE MATTOS BATISTA
Presidente - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - WILLIAM DE SOUZA SANTOS - IFPB
Notícia cadastrada em: 10/12/2020 13:39
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