Banca de DEFESA: BRUNO BARROS ALTHOFF

DISCENTE : BRUNO BARROS ALTHOFF
DATA : 15/12/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-bruno-barros-althoff

HERANÇA EPIGENÉTICA DA OBESIDADE: PROMOVENDO UM LETRAMENTO CIENTÍFICO CRÍTICO ATRAVÉS DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA

epigenética; pesquisa em design educacional; letramento científico crítico; Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente; Questão Sociocientífica; herança epigenética transgeracional; obesidade.

Devido ao seu poder explanatório acerca da relação entre fatores genéticos e ambientais no desenvolvimento e transmissão de características biológicas, a epigenética traz novos elementos que problematizam o determinismo genético e o conceito de herança biológica. Por esses motivos, considerar o campo da epigenética é essencial para a compreensão de diversos fenômenos biológicos, como o desenvolvimento de certos tipos de doenças. Entretanto, a epigenética pode ser utilizada para auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas, visando soluções mais eficazes e inclusivas, mas também pode sustentar argumentos voltados para alterização, marginalização e culpabilização de indivíduos. Portanto, o campo da epigenética vem sendo considerado uma competência básica para formação cidadã, já que seu conhecimento pode auxiliar na tomada de decisões. Dentro de uma perspectiva de formação crítica, consideramos importante uma educação para o letramento científico crítico, capaz de formar cidadãos socioambientalmente responsáveis que participem ativamente no âmbito sociopolítico. Para alcançar tal objetivo, o uso de questões sociocientíficas (QSC) no ensino possui potencial pedagógico para mobilizar o exame de valores e interesses nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Dentre os possíveis temas relevantes relacionados com a epigenética, esta pesquisa aborda o caso da “herança epigenética da obesidade” como QSC. A herança epigenética vem sendo considerada crucial para compreender o aumento da obesidade no mundo. Entretanto, seu potencial é ambivalente: de um lado, seu entendimento pode levar à elaboração de políticas públicas para intervenções de prevenção e tratamento da obesidade; de outro, pode gerar estigmatização e sobrecarga na responsabilidade individual. A presente tese teve como objetivo investigar quais características uma sequência didática (SD) sobre herança epigenética deve ter para promover a superação de uma visão genecêntrica e letramento científico critico no contexto de formação de professores de Biologia. Foi utilizado o referencial teórico-metodológico da pesquisa de design educacional, que consiste em um estudo sistemático do planejamento, desenvolvimento e avaliação de intervenções pedagógicas. A fase preliminar foi realizada através da revisão bibliográfica e diálogo com saber experiencial docente para a construção de uma estrutura conceitual e desenvolvimento dos princípios de design, que orientaram a elaboração de um protótipo da SD. Na fase de prototipagem foi realizada uma validação por pares da SD por meio de questionário enviado para pesquisadores e professores da área, e uma validação dos princípios de design a partir da aplicação da SD. Após as sugestões e críticas provenientes da validação por pares, foram refinados os objetivos de aprendizagem, os casos e a estrutura da SD. Os resultados provenientes da validação em sala de aula indicaram o alcance satisfatório de todos os princípios de design, exceto o quinto princípio, relacionado à mobilização de ações sociopolíticas. A SD se mostrou promissora em utilizar a epigenética para promoção de uma compreensão crítica sobre herança e desenvolvimento de características nos organismos; e o uso de casos para discutir a QSC proposta de forma aos alunos se posicionarem em relação ás questões, reconhecendo as relações CTSA e a promoção de valores vinculados à justiça socioambiental. Essa pesquisa abarcou um primeiro ciclo para o aperfeiçoamento da intervenção e dos princípios de design, visando a iteração em estudos futuros.

Presidente - 567.815.045-68 - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Interno - 963.380.080-34 - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA