O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O QUE AS PRÁXIS EDUCATIVAS REVELAM
pedagogia histórico-crítica, ensino de ciências, momentos pedagógicos, práxis, conteúdo-forma-destinatário.
Esta pesquisa possui como tema de estudo a Pedagogia Histórico-Crítica. Essa pedagogia, elaborada e proposta por Dermeval Saviani, vem sendo desenvolvida de forma colaborativa com base no Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx. Com esse estudo, buscamos possibilitar uma maior elucidação acerca de como os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica estão sendo empregados nas atividades educativas voltadas para o Ensino de Ciências. Com esse objetivo, a investigação baseia-se em uma abordagem qualitativa em educação, sendo classificada como uma pesquisa empírica, que utiliza, como corpus para sua análise, dados secundários. Dessa forma, como fonte de dados para o estudo, utilizamos os trabalhos publicados nos anais de eventos nacionais em Ensino de Ciências, eventos específicos da Pedagogia Histórico-Crítica, artigos com os Qualis A1, A2 e B1, publicações disponibilizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Por meio da análise dos 62 trabalhos, elaboramos três categorias: a) as finalidades e os sentidos dos conteúdos nas atividades educativas; b) engendrado na atividade educativa: a composição e disposição dos recursos pedagógicos ancorados na Pedagogia Histórico-Crítica; c) conhecendo os destinatários: entre as exposições e os apagamentos. Diante dessas categorias, concluímos que as escolhas dos conteúdos sofrem influência dos currículos, da prática social, dos destinatários, da modalidade da pesquisa, entre outros. Quanto aos recursos pedagógicos utilizados, identificamos uma variedade deles e como eles são empregados na transmissão e avaliação dos conteúdos. Ademais, pôde-se perceber que os destinatários nas exposições são apresentados com caracterizações quantitativas, homogêneas e superficiais. A utilização da Pedagogia Histórico-Crítica pelos docentes faz sobressair uma perspectiva de transformação da sociedade, do currículo, dos momentos pedagógicos, bem como da história. Enfatizamos que essa pedagogia está em um movimento contínuo de construção e, portanto, é imprescindível evidenciar os problemas e avanços. Sendo assim, a nossa dissertação se constitui como um esforço para contribuir com o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, em especial no que se refere à sua utilização em atividades didático-pedagógicas.