Banca de DEFESA: RAFAELLE DA SILVA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELLE DA SILVA SOUZA
DATA : 16/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-rafaelle-da-silva-souza
TÍTULO:

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MECÂNICA QUÂNTICA POR MEIO DE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Mecânica Quântica; História e Filosofia da Ciência; Formação inicial de professores de Física


PÁGINAS: 302
RESUMO:

Esta pesquisa teve por objetivo analisar como experiências didáticas pautadas na contextualização histórica na formação inicial de professores de Física contribuem para a aprendizagem em Mecânica Quântica (MQ). Procura-se a desconstrução do ensino dito tradicional com foco em formalismo matemático, leis e teorias da velha MQ. É um trabalho de cunho qualitativo composto por pesquisas documental, bibliográfica e empírica que envolve as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de MQ. Dos estudos documental e bibliográficos apresenta-se uma revisão sistemática sobre o ensino de MQ nos cursos de física que resulta na elaboração de uma proposta de Matriz de Referência (MR). Essa MR propõe formas de abordar o conteúdo de MQ para suscitar uma prática condizente com as diretrizes nacionais e a literatura especializada para formação de professores de física. Fundamentados na MR, tomando como base os debates ocorridos sobre o abandono do determinismo e do realismo clássico, é escrita uma Narrativa Histórica sobre a temática e estruturada uma Proposta Didática com o objetivo de investigar as potencialidades da contextualização histórica para o ensino de MQ na formação inicial de professores de física. Para a elaboração, implementação e avaliação da proposta trabalhamos de acordo com os referenciais teóricos sociointeracionista de Vygotsky, da História e Filosofia da Ciência (HFC), da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR) e da Engenharia Didática de Artigue. O estudo foi realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana em componente curricular que permite concatenar o conteúdo específico com o pedagógico em dois momentos (versão piloto com 16h/aula e versão aprimorada com 22h/aula). Como procedimentos para produção de dados foram utilizados documentos produzidos pelos/as licenciandos/as, observações e registro em áudio e/ou vídeo. A análise dos dados foi conduzida à luz da técnica TBR e do conceito de Reflexão sobre a Ação proposto por Schön. Entre os resultados estão: 1) a contextualização no ensino de MQ é uma estratégia capaz de estimular à busca pela compreensão dos contextos pelos quais cada conceito foi proposto, elucidando as relações e os aspectos centrais do pensamento científico em seus respectivos tempos; 2) a HFC é fator importante na formação de professores, pois cria ambiente motivador para pensar práticas, técnicas e promover tomada de decisões, mas para melhores rendimentos um tratamento teórico conceitual prévio deve ser realizado incentivando o questionamento, o diálogo e a criatividade em sala de aula; 3) o ensino proposto esquiva-se das práticas ditas tradicionais em que a apresentação do conceito sobressai sobre a compreensão do como e do porquê o conceito se insere no contexto científico. Portanto, concluímos que a HFC contribui efetivamente para a aprendizagem na formação inicial, mas ainda há necessidade de maiores debates sobre o processo formativo comprometido com as questões de ordem didático-pedagógicos sendo interdisciplinar e crítico, pois o efetivo enriquecimento do ensino de Física só acontece pela ação do professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 388.052.785-72 - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interno - 059.834.344-03 - INDIANARA LIMA SILVA - UEFS
Interno - 283711 - JOSE FERNANDO MOURA ROCHA
Interno - 071.811.595-34 - JOSE LUIS DE PAULA BARROS SILVA - UFBA
Externo à Instituição - OSVALDO FROTA PESSOA JUNIOR - USP
Externo à Instituição - Andre Ferrer Pinto Martins - UFRN
Externo à Instituição - ANA PAULA BISPO DA SILVA - UEPB
Notícia cadastrada em: 20/10/2020 14:10
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