Banca de DEFESA: VICTOR FERREIRA DIAS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTOR FERREIRA DIAS SANTOS
DATA : 19/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala online
TÍTULO:

Entre o broto e a rosa do clássico: análise histórico-crítica do movimento dos conteúdos nos livros didáticos da química


PALAVRAS-CHAVES:

Seleção de Conteúdos de Química, Currículo, Livros Didáticos, Pedagogia histórico-crítica, Clássico


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A seleção de conteúdos é uma das questões mais polêmicas na área de ensino de Química. Principalmente pelo fato da existência de poucos trabalhos que analisam o desenvolvimento histórico da consolidação desses conteúdos. Nesse sentido esse trabalho teve como objetivo investigar o processo de inserção, retirada e resistência dos conteúdos entre o período de 1827 até 2017 utilizando algumas subdivisões para executar esses procedimentos. Além disso foi executado uma discussão referente as principais ideias pedagógicas e teorias curriculares que influenciaram nesse processo. Destarte, essa pesquisa buscou esse caminho investigado com intuito de avançar no entendimento do conceito de clássico como norteador da seleção de conteúdos da pedagogia histórico-crítica, teoria na qual passa por um processo de construção coletiva de suas produções teóricas. Como metodologia de pesquisa selecionamos os livros didáticos de Química ao longo do período destacado anteriormente, verificando quais eram as manifestações de conteúdos presentes nesses materiais, pois são o principal instrumento utilizado para efetuar a seleção de conteúdos pelo professorado. Nosso estofo de análise mais geral foi a pedagogia histórico-crítica e o método materialista histórico dialético em coerência com o próprio desenvolvimento dessa teoria educacional. Buscando nesse sentido responder a seguinte pergunta: Quais conteúdos foram aparecendo e desaparecimento ao longo do processo histórico? Concluímos que os conteúdos analisados são e não são os mesmos. Cada um deles requereria um estudo especifico percebendo suas mudanças e identificando suas unidades de análise, mostrando o que permaneceu e o que desapareceu dentro desses mesmos conteúdos, abrindo novas possibilidades de pesquisa para o ensino de Química e para a pedagogia histórico-crítica. Mesmo com essas características verificamos nesse movimento de aparecimento e desaparecimento que muitos conteúdos resistiram a todo o processo histórico, apontando que mesmo com todo o esvaziamento das pedagogias do aprender a aprender e a influência construtivista, existem conteúdos que podem ser caracterizados como clássicos da pedagogia histórico crítica. Os resultados apontam que resistiram com destaque para os conceitos de substância, misturas, átomos, moléculas, modelos atômicos, equilíbrio químico, propriedades coligativas, eletrólise, noções de oxidação e redução, cinética das reações, soluções, coloides, funções orgânicas, ácidos, bases, sais e reações nucleares. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO
Interno - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Externo à Instituição - JULIANA CAMPREGHER PASQUALINI - UNESP
Notícia cadastrada em: 07/10/2020 17:33
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