Banca de DEFESA: MAGNO BARBOSA DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAGNO BARBOSA DIAS
DATA : 29/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

O PAPEL DA ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA BASEADO NA ATIVIDADE DIALÓGICA E MOTIVACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

motivo; ensino científico; universo.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

RESUMO   

Os temas sobre o universo são associados ao fascínio e interesse que tais conhecimentos despertam no ser humano, desde as eras mais remotas. Uma das justificativas apresentadas para a inserção da Astronomia na Educação Básica consiste na ideia de que a temática sobre o universo é uma motivação para o conhecimento científico. Por outro lado, notamos que a própria abordagem acerca da “motivação” não chega a ser aprofundada, a ponto de demonstrar como a Astronomia contribui para o desenvolvimento do interesse com outro conhecimento científico. No presente trabalho, procuramos aprofundar teoricamente essa questão, a partir da seguinte pergunta: quais são os fatores motivacionais relacionados à Astronomia e como eles se articulam para o desenvolvimento da disciplina Física no Ensino Médio? Esse problema fundamental da pesquisa nos direciona para o objetivo de discutir as bases histórico-epistemológicas da visão de universo e suas implicações no Ensino de Física no Brasil. Considerando o papel que o motivo exerce sobre o sujeito da aprendizagem, buscamos subsídio em dois aportes norteadores para o nosso estudo. O primeiro, é a Teoria da Atividade, de onde nos apropriamos das obras de Leontiev (1978-1984). O segundo, trata-se de estudo analítico, sobre os tipos de interação que ocorrem no espaço social da sala de aula, o que é discutido por Mortimer e Scott (2002;2003). O apoio que buscamos nas obras clássicas de Leontiev capacita a discussão sobre o conceito de “motivo”. Já o tratamento analítico que trazemos de Mortimer e Scott serve de base para o tema do “diálogo”, no contexto discursivo e social do Ensino Científico. O percurso metodológico da pesquisa passa pela apropriação de fontes históricas, com o objetivo de desvendar as características do pensamento Astronômico, que contribuem com as premissas advindas de nosso estudo teórico. Partimos de contexto histórico mais amplo para desvendar os principais compromissos filosóficos e epistemológicos que motivam a busca pelo conhecimento da Física em sua ligação com a Astronomia. A síntese desse estudo histórico habilita a discussão dos fatores sociocientíficos que influenciaram o Ensino de Física no Brasil, em meados do século XX. Além disso, investigamos as principais razões de ascensão da pesquisa educacional em Astronomia no Brasil. Analisamos as motivações de pesquisadores educacionais, quanto à inserção escolar dos temas do universo, especialmente no que se refere à disciplina de Física do Ensino Médio. A discussão sobre esses achados permite a caracterização de três abordagens do conhecimento, resultantes das articulações motivacionais entre a Astronomia e a Física escolares. Uma das virtudes desse estudo é ter demonstrado que a Astronomia desempenha um papel fundamental para o Ensino de Física, devido ao fato de a motivação com o conhecimento sobre o universo ser também um elemento em desenvolvimento no sujeito. Em suma, o ser humano aprende a admirar o universo se apropriando de uma motivação pelo conhecimento da física que o possibilita fazer descobertas fascinantes sobre o mundo. Portanto, defendemos que a motivação pelo conhecimento do universo seja um fator de desenvolvimento para o Ensino de Física. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 285534 - MARIA CRISTINA MARTINS PENIDO
Interno - 044.222.586-56 - GUSTAVO RODRIGUES ROCHA - UEFS
Interno - 2450280 - KATEMARI DIOGO DA ROSA
Externo à Instituição - DEMETRIO DELIZOICOV NETO - UFSC
Externo à Instituição - SERGIO MASCARELLO BISCH - UFES
Notícia cadastrada em: 23/09/2020 11:28
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