Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DA SILVA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA APARECIDA DA SILVA ANDRADE
DATA : 04/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-maria-aparecida-da-silva-andrade
TÍTULO:

DIÁLOGOS ENTRE A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SOB O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE E A PEDAGOGIA FREIREANA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Formação de Professores. Pedagogia Freireana. Questões Sociocientíficas. Abordagem CTSA.


PÁGINAS: 374
RESUMO:

No contexto sócio-político em que vivemos, muitos são os questionamentos sobre qual a formação adequada para os/as professores/as, o que devemos ensinar aos/às licenciandos/as e como devemos prepará-los/as. Nesse sentido, acreditamos que o papel do ensino de Ciências não deve se limitar à transmissão de conteúdos conceituais, uma vez que é necessária a preparação dos/as estudantes para atuarem criticamente na sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições da convergência da abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque CTSA e a pedagogia freireana na formação de professores de Ciências para os anos iniciais. Para isso, a partir dos pressupostos teóricos estudados, elaboramos uma sequência didática, orientada pela pedagogia freireana e pelo ensino baseado em Questões Sociocientíficas na perspectiva CTSA, visando à aprendizagem de conceitos, bem como à formação crítica e reflexiva dos/as licenciandos/as de um curso de Pedagogia. Os instrumentos de produção de dados foram gravação dos áudios das aulas, respostas de exercícios, de questionários, análise de caderno de campo dos/as licenciandos/as bem como das anotações do diário da pesquisadora. Em suma, os resultados evidenciam que: 1) o uso de Questões Sociocientíficas no contexto da educação CTSA e da perspectiva freireana permitiu diálogos em variados aspectos, trocando contribuições e propondo desafios ao ensino na atualidade, constituindo-se como bases teóricas profícuas para fundamentar mudanças significativas no contexto educacional, visando à formação crítica dos/as licenciandos/as. 2) A perspectiva freireana pode contribuir com um viés mais humanista para a formação de professores/as, por meio da aproximação com os problemas do contexto local, regional e nacional, contribuindo para a construção de aprendizagens significativas e comprometidas com a realidade, posicionamento crítico e engajado. 3) os/as licenciandos/as manifestaram motivação para a aprendizagem e para a ação a partir do trabalho com questões sociocientíficas encontradas em sua realidade existencial. Observamos que os/as licenciandos/as ressignificaram a visão sobre determinados conteúdos a partir do trabalho com QSC na perspectiva CTSA e pedagogia freireana, através do contato intenso com os temas estudados, desvelando as múltiplas relações CTSA envolvidas nos mesmos e transitando de uma perspectiva puramente biológica para uma visão mais ampliada e questionadora. Além disso, evidenciou-se entre os/as licenciandos/as a adoção de uma postura investigativa, bem como o desencadeamento do posicionamento crítico e político frente aos problemas que enfrentam nas suas comunidades, construindo um perfil de professor (a) apto (a) para o enfrentamento das necessidades da sociedade atual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 2682594 - FABIO PESSOA VIEIRA
Interno - 909.409.897-00 - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS
Interno - 836.185.465-72 - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD
Externo à Instituição - Simoni Tormohlen Gehlen - UESC-BA
Externo à Instituição - IRLAN VON LISINGEN - UFSC
Externo à Instituição - DALIA MELISSA CONRADO - UFGD
Notícia cadastrada em: 19/08/2020 15:12
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA