Banca de DEFESA: FELIPE MENDONCA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE MENDONCA RIBEIRO
DATA : 24/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: em https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-dissertacao-de-felipe-mendonca-ribeiro
TÍTULO:

ABORDAGEM CONTEXTUAL: AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DAS DISCIPLINAS CONCEITOS DE FÍSICA A, B, C E D DO CURSO DE FÍSICA DA UFBA


PALAVRAS-CHAVES:

abordagem contextual; ensino de física; história e filosofia da ciência


PÁGINAS: 174
RESUMO:

Este trabalho teve o objetivo de investigar como os docentes das disciplinas Conceitos de Física A, B, C e D, do Curso de Física da UFBA, ministraram esses componentes curriculares, a partir do relato de suas próprias experiências de docência. A investigação foi orientada pelo paradigma fenomenológico, tendo como estratégia prioritária de coleta de dados, as entrevistas abertas, as quais foram realizadas com quatro docentes e registradas por meio de gravações de áudio, com a análise e interpretação dos dados realizadas segundo o processo de redução fenomenológica. O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. No primeiro, faz-se considerações gerais sobre a inserção de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, em particular, no de Física; em seguida, discute-se o uso de abordagens contextualizadas, bem como da experimentação e da matematização no ensino de física, além de serem feitas considerações sobre a docência universitária. No segundo, são apresentados alguns aspectos históricos do desenvolvimento do Ensino de Física no Brasil, até a década de 1990, época em que foi criado o Curso de Física, Licenciatura, noturno, em cuja matriz curricular foram incluídas, como uma das inovações importantes, as Físicas Básicas I, II, III e IV, atualmente denominadas Conceitos de Física A, B, C e D; além de serem apresentadas também as características dessas disciplinas. No terceiro capítulo, apresenta-se o delineamento metodológico, onde a pesquisa foi caracterizada como de natureza qualitativa e de caráter empírico. E, finalmente, no quarto e último capítulo, foram analisados dados obtidos em resposta à pergunta norteadora da pesquisa, a partir dos quais emergiram cinco categorias de análise (Inserção de HFC, Experimentação, Matematização, Materiais ou Recursos Didáticos, Dificuldades ou Obstáculos) de onde pudemos compreender que a inclusão, em 2016, das disciplinas Conceitos de Física A, B, C e D, no Curso de Física, diurno e noturno, modalidades licenciatura e bacharelado - como extensão da experiência de ensino realizada no Curso de Física, Licenciatura, noturno, através das Físicas Básicas I, II, III e IV, a partir de 1999 - está mostrando-se, na voz de docentes que as ministraram (período de 2016 a 2019), uma experiência curricular positiva, em que pese as dificuldades enfrentadas pelos docentes para ministrá-las.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 283711 - JOSE FERNANDO MOURA ROCHA
Interno - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABIO LUIS ALVES PENA - IFBA
Notícia cadastrada em: 18/08/2020 21:48
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