Banca de DEFESA: ABEL DE OLIVEIRA CARNEIRO

DISCENTE : ABEL DE OLIVEIRA CARNEIRO
DATA : 26/08/2020
LOCAL: Sala virtual ( https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-abel-de-oliveira-carneiro)

ANÁLISE DAS PRAXEOLOGIAS DOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UM MODELO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM ENTRE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA

Teoria Antropológica do Didático. Interdisciplinaridade. Modelo Praxeológico de Referência. Praxeologias. Função Afim.

Apresentamos, nestes escritos, uma proposta interdisciplinar com o objetivo de analisar as praxeologias dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, em “Função Afim” entre as disciplinas Matemática, Química e Física. Para tanto, propomos a criação de um espaço que proporcione um ambiente onde essa prática possa ser aflorada. O estudo deste tema possui ecologia prevista para o 9º ano do Ensino Fundamental II e funciona também como ferramenta para outras ecologias em outras instituições. Este trabalho está inserido no campo da Didática da Matemática e utiliza contribuições oriundas da Teoria Antropológica do Didático, elaborada por Chevallard, um referencial que nos fornece ferramentas indispensáveis para compreender o estado da instituição. Utilizamos as noções de relações pessoal e institucional e de praxeologia, alicerçadas na metodologia de pesquisa adotada nesta investigação, bem como a dialética dos ostensivos e não ostensivos, que servem de instrumento importante para as análises das atividades matemáticas propostas nos livros didáticos, como também as praxeologias dos professores e produção dos estudantes. Em uma linha de pesquisa de natureza qualitativa, apoiada na Engenharia do Percurso de Estudo e Pesquisa, alicerçamos este trabalho nas propostas de autores que abordam a temática da interdisciplinaridade, (Fazenda, Gusdorf, Japiassu, Lenoir, Philippi Jr e Fernandes, Castela, Romo Vázquez, dentre outros), que servem de fundamentos para atender aos interesses da reflexão sobre a ação interdisciplinar. Para analisar os efeitos deste trabalho, construímos um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) capaz de revelar as relações entre os sujeitos e o saber matemático. Acreditamos que a prática da interdisciplinaridade possa ser vista como princípio norteador para reorganização e articulação do saber-fazer dos estudantes na aquisição do conhecimento interdisciplinar acerca de Função Afim, a partir da construção ou reconstrução de novas praxeologias, partindo de tarefas, técnicas associadas a uma teoria, e tecnologias conforme propõe a Teoria Antropológica do Didático. Desse modo, esperamos contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no processo de aprendizagem dos estudantes, proporcionando novas formas de aquisição do conhecimento, visto que a interdisciplinaridade busca a integração dos saberes das disciplinas envolvidas para a solução de um determinado problema complexo.

Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA