Banca de DEFESA: JOSELIA FRANÇA DE HOLANDA CAVALCANTI

DISCENTE : JOSELIA FRANÇA DE HOLANDA CAVALCANTI
DATA : 19/06/2020
LOCAL: Sala virtual da plataforma conferência web

DIALÉTICA OSTENSIVA E NÃO OSTENSIVA NO ENSINO ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS OU PROBLEMAS ABERTOS: uma engenharia didática para circuitos elétricos

Atividades didáticas; Praxeologia; Teoria Antropológica do Didático; Engenharia Didática; Ensino de Circuitos Elétricos.

A disciplina “Circuitos Elétricos I” utiliza as inter-relações matemática e física para construção de seus conceitos. Considerando que matemática e física são disciplinas ministradas separadamente antes do estudo em Circuitos Elétricos I, são necessários dispositivos didáticos para compreender as restrições de ensino e criar condições no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º semestre do curso de Engenharia Industrial Elétrica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador.  Os conhecimentos matemáticos e físicos requeridos e desenvolvidos durante os trabalhos em Circuitos Elétricos I vêm sinalizando por uma mudança no processo de ensino e aprendizagem na tentativa de aquisição de novos conceitos. O objetivo deste trabalho, enquanto um estudo alicerçado nos princípios da Didática da Matemática, em particular da Engenharia Didática, é de forma geral analisar, constituir, experimentar e apresentar sequências didáticas através da disciplina Circuitos Elétricos I que considerem as inter-relações da matemática e da física, bem como fornecer elementos empíricos encontrados no trabalho dos estudantes na aprendizagem de circuitos elétricos com resistor e capacitor, resistor e indutor e resistor indutor e capacitor em regime de corrente contínua. Especificamente investigamos as inter-relações entre matemática e física evocadas através das praxeologias em jogo na construção dos conceitos de indutores e capacitores presentes nos circuitos em estudo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa por possibilitar o conhecimento de características, situações e comportamentos desconhecidos ou pouco conhecidos de determinado grupo dentro de uma conjuntura social. A análise das atividades didáticas realizadas pelos sujeitos da pesquisa ocorreu conforme os pressupostos da Teoria Antropológica do Didático, originária dos pensamentos teóricos de Yves Chevallard, Marianna Bosch, Josep Gascón e Berta Barquero; nos estudos em Didática das Ciências, presente nos trabalhos de Jean Pierre Astolfi, António Cachapuz, Michel Develay, Daniel Gil-Pérez, Áttico Chassot. Como metodologia utilizamos a Engenharia Didática clássica ou de 1a geração, e nossa escolha parte da concepção de que tal proposta metodológica se constitui em organizar pesquisas a partir da construção de uma sequência de aulas planejadas com a finalidade de obter informações que permitam interpretar processos de ensino e aprendizagem.Conforme os pressupostos teóricos estudados, constatou-se a necessidade da participação do estudante no processo de ensino e aprendizagem para aquisição de novos conceitos. É necessário que o processo de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento de organizações didáticas novas, permita a participação do estudante na construção do conhecimento.

Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS