Banca de DEFESA: DANIELA PEREIRA CONTELLI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA PEREIRA CONTELLI
DATA : 16/03/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Sala 01 - Faculdade de Educação UFBA
TÍTULO:

Questões Sociocientíficas e o Ensino de Administração: Reflexões para uma Formação Acadêmica e Profissional Integral


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; Argumentação; Educação Crítica. 


PÁGINAS: 183
RESUMO:

A Questão Sociocientífica (QSC) trabalha os conceitos científicos associados à prática social, contextualizando os conhecimentos científicos e tecnológicos à realidade do discente. Assim, a QSC constitui-se em um excelente modelo para a Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), contribuindo para a superação da Pedagogia Tradicional e Tecnicista, ainda muito presente no ensino científico. Como contraponto à Educação Tradicional, nos respaldamos na Teoria Crítica devido a capacidade de suscitar dúvidas a respeito do status quo da sociedade e de propor alternativas ao convencionado. Nesse contexto, o ensino CTSA, em associação a Teoria Crítica, mostra-se como possibilidade de desenvolvimento de uma educação promotora de justiça socioambiental. Diante da crescente utilização de QSC, interessamos em estudar a contribuição da aplicação de QSC para a disciplina de Administração, visto a necessidade de contextualização dos valores científicos presentes na sociedade. Valores esses, que permeiam as decisões no âmbito social e ambiental, pois os casos utilizados no ensino de Administração sugerem simulação e reprodução de fatos, em atendimento às exigências do sistema econômico, sem preocupações com temas socioambientais contemporâneos. Desenvolvemos, para esta tese, duas sequências didáticas. A análise e interpretação dos dados empíricos referentes a cada sequência encontra-se dividida por capítulos.  A proposta de aplicação de duas sequências didáticas buscou favorecer a mobilização das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos de administração, de trabalho, de meio ambiente (descarte de resíduos eletroeletrônicos) e social (consumo), visando a formação de cidadãos socioambientalmente responsáveis, capazes de tomar decisões e ações no cotidiano. Para isso, trabalhamos o processo argumentativo, por acreditarmos que saber argumentar proporciona segurança na defesa de ideias, como também na apresentação de opinião com razões. Percebemos que no ensino da disciplina de administração ainda configuram temas conservadores, contrastando com apelos a aspectos coletivos e comunitários. Assim, propomos a utilização de QSC no ensino de disciplinas de administração para promoção do letramento científico crítico, capaz de proporcionar a formação de profissionais reflexivos e conscientes do seu papel social de superação da lógica do capitalismo e injustiça social. Ansiamos que essa tese possa contribuir para avanços em pesquisas sobre a utilização de QSC no ensino de administração. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interno - 836.185.465-72 - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD
Externo ao Programa - 2484836 - TIAGO ALFREDO DA SILVA FERREIRA
Externo à Instituição - DALIA MELISSA CONRADO
Externo à Instituição - DEISE DANIELLE NEVES DIAS PIAU
Externo à Instituição - LIZIANE MARTINS - UFSB
Notícia cadastrada em: 16/03/2020 08:22
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