ESTUDO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO PARA UMA INTEGRAÇÃO DO GEOGEBRA A PARTIR DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Funções seno e cosseno; Teoria Antropológica do Didático; Percurso de Estudo e Pesquisa; Geogebra.
O objetivo desta pesquisa é analisar como licenciandos em matemática integram instrumentos tecnológicos para o estudo das funções seno e cosseno, por meio de um Percurso de Estudo e Pesquisa-PEP. Para alcançá-lo, vamos analisar aspectos epistemológicos sobre as funções seno e cosseno; analisar baseado em um Modelo Praxeológico de Referência-MPR como o modelo dominante apresenta o ensino de funções seno e cosseno; integrar recursos tecnológicos enquanto instrumento para o ensino das funções seno e cosseno; modelar matematicamente fenômenos físicos periódicos para o estudo das funções seno e cosseno; analisar efeitos de uma nova configuração didática a partir de ambientes tecnológicos para o ensino e aprendizagem de funções seno e cosseno; Adotamos enquanto quadro teórico a Teoria Antropológica do Didático-TAD de Chevallard (1999). Essa pesquisa apresenta como metodologia a Engenharia do PEP. O contexto da pesquisa são alunos do 1º semestre do curso de licenciatura em matemática da disciplina de Pré-cálculo e alunos do 2º semestre do curso de licenciatura em matemática, da disciplina de Instrumentalização para o Ensino de matemática II-INEM II a qual tem objetivo de trabalhar o ensino de funções seno e cosseno com os alunos. A análise da evolução do conceito no campo trigonométrico, revelou a perda da razão de ser no ensino e aprendizagem das funções seno e cosseno, o que consequentemente pode influenciar nas dificuldades dos estudantes com esse conteúdo. Desse modo, construímos um Modelo Epistemológico/Praxeológico de Referência- MPR embasado no quadro teórico utilizado a fim de alicerçar a construção do nosso PEP, a partir de um dispositivo para o estudo de funções seno e cosseno, integrado ao geogebra, por meio de fenômenos físicos periódicos. Os resultados apontam que a integração do geogebra a partir de um PEP para modelação de fenômenos periódicos permitiu que os licenciandos em matemática construíssem sistema didáticos para o estudo das funções seno e cosseno, de modo a resgatar a razão de ser desse objeto matemático. Ressaltamos que o estudo por meio de investigação, permitiu a reconstrução das praxeologias matemáticas e didáticas, permitindo que os mesmos integrassem o ambiente papel e lápis com o geogebra, e assim tendo maior predileção pela dialética de perguntas e respostas para construção das suas possíveis práticas enquanto futuros professores.