Banca de DEFESA: ANDERSON SOUZA NEVES

DISCENTE : ANDERSON SOUZA NEVES
DATA : 26/03/2020
LOCAL: FACED

Uma proposta para o logos das praxeologias referentes ao ensino nas series iniciais, considerando o aspecto decimal da numeração

Sistema de numeração decimal. Teoria da Antropologia Didática. Teoria das Situações Didáticas. T4TEL. Atividades de estudo e pesquisa.

A noção de sistema de numeração é essencial para a compreensão de diversos saberes da Matemática. Este saber é de suma importância para o desenvolvimento dos estudantes diante das operações básicas e das relações possíveis com este saber, como os sistemas de unidades, potenciação de base 10 e operações. Em uma observação inicial, por meio das avaliações de larga escala, percebemos que os estudantes têm apresentado dificuldades/obstáculos na educação fundamental e que essas persistem ao longo da vida estudantil, impossibilitando a compreensão dos aspectos decimal e posicional do sistema de numeração. Nesse sentido, aproximamos essa pesquisa as teorias da área da Didática das Ciências, ambiente do ensino que têm interesse pela investigação e elaboração de recursos que possibilite a superação dessas dificuldades. Sendo assim, utilizaremos elementos da Teoria da Transposição Didática para compreender como o professor compreende e realiza o processo transpositivo sobre SND, da Teoria Antropológica do Didático como suporte para a construção e análise das atividades de estudo e pesquisa, da Teoria das Situações Didáticas para a elaboração de situações que aproxime o professor e estudantes desse saber e do T4TEL para a investigação das praxeologias completas e suas variações nos geradores de tarefas. Nesse sentido, a partir da confrontação da análise de um Modelo Praxeológico Dominante (MPD) com um Modelo Praxeológico de Referência (MPR), elaborado pelo pesquisador, entendemos que esta pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento de Modelo Praxeológico-Didático de referência (MDR) usando as atividade de estudo e pesquisa (AEP) sobre sistema de numeração decimal para as séries iniciais do Ensino Fundamental utilizando como recurso materiais concretos que passarão por (re)construções praxeológicas no intuito de potencializar este saber. Nesse ínterim, acreditamos ser possível identificar fenômenos didáticos, como as incompletudes da atividade institucional no que tange a atividade docente uma vez que vamos analisar a atividade do docente. Entendemos que esta proposta de investigação é de natureza qualitativa com observação direta e registros visuais e audiovisuais das praxeologias dos participantes.

Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES