Banca de DEFESA: NATALIA RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE : NATALIA RODRIGUES DA SILVA
DATA : 12/05/2017
LOCAL: Auditório do Laboratório de Física Nuclear

Proposta de ensino da diversidade zoológica através de uma abordagem filogenética

Design research, ensino de biologia, filogenia, sequência didática.

Diante das dificuldades apresentadas no ensino de zoologia, novidades educacionais que estimulem e favoreçam o aprendizado sobre diversidade dos seres vivos são bem-vindas. Entre inúmeras propostas e pesquisas nessa área de ensino, há alguns anos a sistemática filogenética figura com frequência em artigos científicos e passou a constar do livro didático também. A abordagem filogenética é uma metodologia de reconstrução do parentesco entre os seres vivos, podendo ser utilizada para facilitar o estudo da Evolução no ensino médio. A abordagem foi aplicada a uma sequência de aulas de zoologia sem recorrer a algoritmos, mas utilizando alguns conceitos básicos com a intenção de promover a compreensão geral de parentesco entre os grupos estudados, aliando conceitos de evolução e embriologia, especialmente homologia. Consideramos que a inclusão desta abordagem, dando enfoque para conceitos evolutivos, pode auxiliar a aprendizagem sobre diversidade zoológica de organismos. A sequência didática foi elaborada e aplicada por um grupo colaborativo de professores-pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e de uma escola da educação básica, o Colégio da Polícia Militar da Bahia, localizado em Dendezeiros, Salvador - Bahia. A metodologia aplicada teve como aporte teórico o design research. A coleta de dados utilizou dados qualitativos e quantitativos, mediante questionários e transcrições de filmagens de situações de sala de aula. Os resultados sugerem que a proposta de sequência didática foi satisfatória, pois pudemos observar uma relação positiva entre o escore total e os escores parciais, para os resultados gerais do teste, reforçando a interpretação de que houve ganhos importantes de compreensão tanto sobre Filogenia e Evolução, como sobre Zoologia. Apesar de indícios de aprendizagem do conteúdo pelos estudantes, a sequência apresenta desafios e limites que poderão ser resolvidos em novos protótipos, pois a intervenção é de fato generalizável, permitindo que outros pesquisadores e professores de Biologia a apliquem com modificações de acordo com o contexto de ensino.

Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI