Banca de DEFESA: CHEICK OUMAR DOUMBIA

DISCENTE : CHEICK OUMAR DOUMBIA
DATA : 25/03/2020
LOCAL: Instituto de física UFBA

CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO DE REFERÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DE SABERES E ATUALIZAÇAO DE CONHECIMENTOS SOBRE O CONCEITO DE LIMITE NO MALI

Conceito Limite, Definição Formal, Ensino e Aprendizagem, Quadro Numérico e Quadro Gráfico.

Estamos interessados no estudo do conceito de limite de função, mais particularmente nos aspectos epistemológicos e didáticos deste conceito matemático. Seu ensino é essencialmente baseado em quadros algébrico e numérico. Muitas pesquisas mostraram que a noção de limite é uma noção complexa para os alunos. Soluções preliminares foram desenvolvidas, mas ainda assim, as dificuldades persistem para os alunos. A noção de limite é uma noção fundamental de análise matematica. O objetivo do nosso estudo é ajudar futuros professores a construir situações de ensino que permitam aos alunos dar um significado matemático à noção do limite de uma função numérica de uma variável real em um ponto e do uso para mostrar que um dado real é o limite de uma função em um determinado ponto. Mais especificamente, propomos responder às seguintes questões: Quais saberes / conhecimentos sobre o conceito de limite são construídos pelos alunos, durante articulações e interações, no caso de um Modelo Didático de Referência construído com base em dimensões epistemológica, ecológica e econômico-institucional do objeto matemático em estudo? E subquestões como: é possível reduzir a distância entre o saber acadêmico e o saber ensinado? É possível fazer funcionar a definição formalizada? Não há confusão entre o cálculo do limite em um ponto e o estudo da continuidade neste ponto? Como no Mali foi a evolução do ensino da noção de limite? E por quais razões? Que compreensão os estudantes e professores têm atualmente da definição do limite? Quais conhecimentos são necessários para entender a definição formal do limite? Quais são as diferentes técnicas utilizadas? Qual é a importância de levar em consideração o domínio de definição no cálculo do limite? Em que níveis de educação deve surgir a definição formalizada? Qual é a importância da definição formal? Muitos estudos mostraram as profundas dificuldades dos alunos (e estudantes) na conceituação da noção de limite. Alguns deles atribuem algumas dessas dificuldades a obstáculos epistemológicos (concepção do limite como intransponível e inalcançável ou concepção do limite como um processo algébrico "finito", por exemplo) Cornu (1983). Outros apontam o duplo estatutos operacional e estrutural da noção ou os problemas relacionados à sua progressiva formalização Artigue (1996) e Bkouche (1997). Os resultados mostram que é a definição intuitiva que emerge e se torna um obstáculo para a compreensão da definição formal precisa, os professores que tenham sido objeto da nossa investigação tem todos uma concepção dinâmica do limite, é necessário incluem a história da matemática no currículo para futuros professores, a definição formal do limite não é inacessível para os alunos, a manipulação permite que os alunos para atualizar varios conhecimentos que estão a ela relacionadas, como a noção de intervalo, desigualdades com valor absoluto, distância, composição e decomposição de funções, ordem em  etc. a definição formal precisa permite corrigir obstáculos como o limite pode ser alcançado ou não, a supressão dos quantificadores, a confusão entre o limite e a continuidade, tendo em conta o conjunto de definição.

Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA