Banca de DEFESA: ANA RUTH RODRIGUES DE JESUS

DISCENTE : ANA RUTH RODRIGUES DE JESUS
DATA : 06/12/2019
LOCAL: Faculdade de Educação da UFBA

A ELABORAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE DESIGN PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (TEMA – VACINAÇÃO)

Educação em saúde; ensino de vacinação; design research, princípios de design.

A educação em saúde, além dos desafios de longa data de transpor um ensino centrado apenas nos aspectos biomédico, na mudança de comportamento e na cura das doenças, enfrenta atualmente uma descrença na ciência que acaba por afetar alguns das medidas de saúde mais importantes, como a vacinação. Vem sendo observado nos últimos tempo uma queda na taxa de cobertura vacinal, tendo como uma das causas esse movimento anticiência e antivacina e o desconhecimento da necessidade em se vacinar mesmo nos casos de doenças quase ou já erradicas. Assim, torna-se importante repensar como essa questão vem sendo trabalhada e ensinada nas escolas. No entanto, mesmo diante de tal quadro são poucos os trabalhos que abordam essa questão. Diante disso é que o presente trabalho foi desenvolvido, pensando em estudar diretrizes (princípios de design) para o ensino desse assunto. Ao longo do trabalho foram desenvolvidos, justificados e avaliados, a partir da metodologia do design research, três princípios de design que orientaram o desenvolvimento de uma sequência didática, aplicada em uma situação real de ensino. Foram avaliados a aplicabilidade de tais princípios, sendo que dois deles foram avaliados como viáveis de serem aplicados, a saber: (1) Adoção de uma abordagem socioecológica de saúde e (2) Uso de narrativas históricas a respeito do processo de desenvolvimento e utilização das vacinas. O terceiro principio (3) Utilização de uma abordagem explícita sobre Características da Ciência, com ênfase no desenvolvimento de novas tecnologias, precisa ser repensado para o próximo ciclo, sendo necessário o acrescimento de discussões como o que são evidências e fatos na ciência, assim como acreditamos ser importante acrescentar a discussão da obrigatoriedade das vacinas. De modo, os princípios foram aplicados sem a necessidade deum grande despendimento de tempo da professora regente, sendo assim considerados como aplicáveis. É necessário ainda repensar a quantidade de aulas necessárias para a aplicação dos princípios, uma vez que as quatro aulas necessárias para a aplicação dessa sequência foram consideradas custosos diante do calendário escolar e suas demandas de aprendizagem.

Presidente - 287816 - REJANE MARIA LIRA DA SILVA
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA