Banca de DEFESA: REGINA CELIA PALACIO LAMBIASE

DISCENTE : REGINA CELIA PALACIO LAMBIASE
DATA : 10/12/2019
LOCAL: Auditório I - FACED

Perspectivas e desafios da licenciatura para a educação profissional: um estudo de caso

Licenciatura para a educação profissional. Marco Legal. Formação Docente. Currículo. Identidade Profissional.

O objetivo geral desta tese é compreender a formação de professores para a educação profissional (EP) no Curso de Licenciatura em Eletromecânica (CLEM), do Instituto Federal da Bahia – campus Simões Filho, nas perspectivas dos discentes e dos docentes. O trabalho está estruturado em formato multipaper, em que cada capítulo, com exceção da introdução e da conclusão, trata de um dos objetivos específicos, os quais são: discutir a formação de professores para a educação profissional e a legislação pertinente; apresentar as perspectivas e os desafios do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para a construção do curso; compreender as perspectivas e o envolvimento dos docentes com o currículo; e compreender as perspectivas dos discentes sobre o CLEM e suas identidades profissionais. A escolha do CLEM como objeto de pesquisa se justifica pelo ineditismo do curso – único no país com a meta de formar professores para atuarem na EP, trazendo uma mistura entre duas engenharias (elétrica e mecânica) e a pedagogia. Por isso, a pesquisa é empírica do tipo Estudo de Caso. As informações nela apresentadas foram extraídas de fontes diretas por meio de entrevistas semiestruturadas com os membros do NDE e questionários para os professores e para os alunos do curso. A abordagem foi prioritariamente qualitativa, no entanto, o método utilizado abarca uma parte quantitativa de levantamento de dados, manipulando medidas simples de frequência. Como resultados, compreende-se que o CLEM representa uma iniciativa inovadora, que promove a formação docente para a EP, no entanto, passa por muitos problemas e por isso precisa de alterações em sua estrutura curricular, a fim de que não se extingua e alcance os ganhos sociais almejados.

Externo à Instituição - ANA RITA SILVA ALMEIDA CHIARA - IFBA
Interno - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA