Banca de DEFESA: LUCAS DOS SANTOS FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS DOS SANTOS FERNANDES
DATA : 02/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Química - Sala de Seminários (3o andar)
TÍTULO:

CONCEITUAÇÃO DA LIGAÇÃO COVALENTE POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ligação covalente. Conceito científico. Sistema conceitual.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Esta pesquisa refere-se a um estudo sobre o conceito de ligação covalente. Pesquisas nacionais e internacionais revelam que esse conceito é pouco estudado em detalhes e que existem muitas concepções alternativas associadas a ele. Soma-se a isso a importância da compreensão desse conceito para a aprendizagem de outros conteúdos químicos, tais como entalpias de ligação, mecanismos de reação e estrutura submicroscópica da matéria. Essas razões justificaram a realização deste estudo, cujo objetivo principal foi compreender como licenciandos em Química conceituam ligação covalente e empregam este conceito na resolução de problemas químicos. O conceito de ligação covalente pode ser abordado no ensino de Química de acordo com os modelos clássico e quântico, embora muitas vezes a distinção entre ambos não seja evidente. Para explicar a conceituação da ligação covalente foi utilizada a teoria de Vigotski da formação e do desenvolvimento de conceitos cotidianos e científicos. Cada conceito corresponde ao significado das palavras e pode ser definido por meio de suas características, as quais formam um sistema conceitual. As características da ligação covalente, são: compartilhamento de elétrons, estabilidade, elevada densidade eletrônica internuclear, energia de ligação, comprimento, direção, multiplicidade, polaridade, sobreposição de orbitais, emparelhamento de spins e ressonância. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e corresponde a um estudo do tipo explicativo. Participaram deste estudo treze estudantes do último semestre do curso de Licenciatura em Química. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas. A análise dos dados foi realizada buscando-se os termos ou expressões relativas ao conceito de ligação covalente e suas características. Comparando as características da ligação covalente que compõem o mapa conceitual elaborado nesta pesquisa com as respostas dos estudantes, percebeu-se que o sistema conceitual deles é limitado a poucos conceitos: compartilhamento de elétrons, sobreposição de orbitais e estabilidade, com eventuais citações acerca de outras características, incluindo-se concepções alternativas e equivocadas. Resultam poucas relações conceituais e um sistema conceitual pobre. Tal sistema revelou-se híbrido, pois apresenta características dos modelos clássico e quântico da ligação covalente. Isso sugere que o conceito de ligação covalente foi aprendido de forma parcial pelos estudantes investigados. Os resultados apontam para a necessidade de melhorar o ensino da ligação covalente na formação inicial dos professores de Química. Um ponto que nos parece crucial é a articulação das disciplinas que trabalham com esse conceito. Apesar da limitação, o sistema conceitual híbrido apresentado pelos estudantes mostra-se coerente com o que se pratica no nível de ensino em que eles lecionam. Contudo, recomenda-se que o ensino de ligação covalente privilegie o modelo quântico, pois oferece mais ferramentas para a compreensão da estrutura submicroscópica da matéria. Além disso, é preciso que o ensino de ligação covalente faça a distinção entre os modelos clássico e quântico e seja adequado ao nível de ensino, ao modelo atômico previamente abordado e ao nível de desenvolvimento cognitivo dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 071.811.595-34 - JOSE LUIS DE PAULA BARROS SILVA - UFBA
Interno - 2895880 - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO
Externo ao Programa - 1877452 - ISADORA MELO GONZALEZ
Externo à Instituição - ÂNGELA FERNANDES CAMPOS - UFRPE
Externo à Instituição - ABRAAO FELIX DA PENHA - UNEB
Notícia cadastrada em: 20/11/2019 14:39
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA