Banca de DEFESA: MARSILVIO GONCALVES PEREIRA

DISCENTE : MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
DATA : 17/12/2019
LOCAL: Faculdade de Educação

Concepções de Natureza da Ciência e de Atividades Práticas: Marcas em Documentos do Movimento de Renovação do Ensino de Biologia no Nordeste Brasileiro nos Anos 1960 e 1970.

Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA); Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE); Natureza da Ciência (NdC); Atividades Práticas; Experimentação Didática; Movimento Renovador; Disciplina Escolar Biologia; Livro Didático; Coleção Biologia-Nordeste.

Nos anos 1960 e 1970, viveu-se no Brasil a implantação dos Projetos de Reforma Curricular dos Estados Unidos da América e Europa, a exemplo do Biological Science Curriculum Study (BSCS) e do Nuffield Science Teaching Project, e a criação de seis Centros de Ensino de Ciências criados pelo Ministério da Educação em parceria com Universidades e Secretarias de Educação com o objetivo de promover uma renovação e modernização no ensino secundário das ciências, entre os quais o Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) e o Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) no nordeste brasileiro. Esses dois centros foram importantes no desenvolvimento de projetos de renovação e modernização do ensino secundário de Biologia na região, atuando em cursos de treinamento (como era chamada na época a formação continuada) ou atualização de professores e produção de materiais escolares ou didáticos, como foi o caso da edição da Coleção Biologia – Nordeste que teve a participação do Professor Oswaldo Frota Pessoa e de outros professores que atuavam no CECINE. O presente estudo pretende primordialmente analisar historicamente, na perspectiva de uma historiografia contemporânea, atividades desenvolvidas na Secção – Biologia, assim como documentos como registros e relatórios de professores participantes dessas atividades no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) nos anos 1960 e materiais bibliográficos brasileiros de Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre memórias dos Centros de Ensino de Ciências no Brasil. Também estão sendo analisados três livros da Coleção Biologia – Nordeste editada pelo Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) nos anos 1970 e 1971. Estão sendo investigados aspectos relacionados a concepções míticas e outras características de Natureza da Ciência e características e concepções de atividades práticas e de laboratório didático presentes nos registros ou fontes históricas do CECIBA e nos livros da Coleção Biologia – Nordeste editado em 1970 e 1971 pelo CECINE, como retóricas do movimento da modernização da disciplina escolar biologia que circulavam no período como marcas da renovação do ensino secundário no nordeste brasileiro. De um modo geral as retóricas de modernização da biologia estão associadas à adoção de idéias da Teoria da Evolução e do campo da Genética nos materiais escolares, com esta pesquisa amplia-se essa discussão incluindo como retóricas de modernização e renovação, idéias ou concepções de ciência e de cientista e de atividades práticas que foram adotadas e difundidas nas atividades e materiais didáticos da época. A análise aqui apresentada é inédita para o ensino de Biologia com base nas fontes e documentos pesquisados. Utiliza-se na pesquisa uma abordagem qualitativa com análise textual documental e análise de conteúdo por meio de uma categorização temática. Os resultados preliminares obtidos revelaram que o CECIBA, na sua Secção – Biologia teve um papel preponderante na propulsão de idéias renovadoras do ensino de ciências e de biologia através de cursos de treinamento de professores com uso do BSCS e de produção de materiais escolares e que a presença de várias categorias de concepções míticas de Natureza da Ciência, principalmente a de monumentalidade, denota, de modo paradoxal, características deformadas em torno de concepções de ciência e de cientista ao longo da coleção. A retórica evolucionista e da inserção de atividades práticas que aproximam o estudante do fazer científico são elementos preponderantes da renovação do ensino e do discurso da modernização da biologia presentes nas atividades do CECIBA e nos livros da Coleção Biologia - Nordeste. Acredita-se que esses resultados poderão gerar discussões acerca do papel de concepções de conteúdos metacientíficos (Natureza da Ciência) e de atividades práticas como retóricas importantes no movimento de renovação e de modernização do ensino secundário envolvendo a disciplina escolar Biologia.

Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS