Banca de DEFESA: NATANAILDO BARBOSA FERNANDES

DISCENTE : NATANAILDO BARBOSA FERNANDES
DATA : 12/12/2019
LOCAL: Instituto de Física

O JOGO DE TABULEIRO MATGOMOKU PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU: POTENCIALIDADES E LIMITES

Ensino de Matemática, Aprendizagem, Jogo Didático, Modelagem Rasch

A presente pesquisa tem como foco o conteúdo de função polinomial do 1º grau. O objetivo foi de analisar como o jogo de tabuleiro MATGOMOKU desenhado para o ensino de função polinomial de primeiro grau, contribui para a aprendizagem desse conteúdo, quando incorporado a uma intervenção educacional. Os conteúdos e conceitos que envolveram o entendimento investigado foram abordados em uma sequência de ensino denominada de roteiro de aulas professor/aluno, que funcionou como material de ensino e também como instrumento de pesquisa. O caráter dessa abordagem apresenta uma conotação contextual e abrangeu os conteúdos: definição da função destacando o domínio, a imagem e o contradomínio; exemplos de expressões matemáticas que atendem a lei de formação da função polinomial do 1º grau; cálculo do valor numérico da função e construção e interpretação do gráfico acompanhados de atividades em grupo e individual. No âmbito desta pesquisa, o interesse se voltou para o jogo no ensino da Matemática e a investigação surgiu da necessidade de verificarmos o potencial do jogo como motivador, instrucional e como ferramenta didática de apoio para o ensino do conteúdo de função polinomial de primeiro grau. O ambiente foi a sala de aula, as turmas foram da 1ª série (6 turmas) do Ensino Médio, integrado aos cursos técnicos do Instituto Federal Baiano, campus Santa Inês. O instrumento foi o jogo de tabuleiro MATGOMOKU.Dessa forma, apresentamos uma possibilidade de sair do formalismo, trabalhar com o lúdico aliado ao ensino formal. Estamos contribuindo tanto do ponto de vista metodológico, quanto do ponto de vista educacional e também da prática pedagógica.A pesquisa está fundamentada na metodologia mista e contou com duas amostras, uma para a pesquisa de validação e outra para a pesquisa de intervenção. Participaram dessas etapas da pesquisa 956 sujeitos, sendo estes, professores de matemática, estudantes que já estudaram o conteúdo de função polinomial do 10 grau e estudantes que não tinham estudado o conteúdo. De um modo geral, podemos dizer que o jogo associado a uma instrução teve um efeito muito positivo. Esse desenho, permite avaliar no máximo, que o desempenho desse tipo de intervenção que utiliza o jogo em conjunto com a atividade formal motivou os alunos, então, tivemos um ganho no desempenho muito alto. A estratégia utilizando o conteúdo, atividade e jogo promoveram um ganho de desempenho muito grande.

Interno - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA