Banca de DEFESA: CELSO EDUARDO BRITO

DISCENTE : CELSO EDUARDO BRITO
DATA : 06/11/2019
LOCAL: Instituto de Física da UFBA

ESTUDO DO CENTRO DE MASSA EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: Uma abordagem Didática envolvendo recursos tecnológicos

Cálculo Diferencial e Integral; Centro de Massa; Abordagem Instrumental; Análise de Erros; Modelos Concretos; GeoGebra

O presente trabalho de tese foi desenvolvido com a metodologia da Análise Institucional & Sequência Didática, dividida em dois grandes momentos designados: Pesquisa Interna e Pesquisa Externa. No primeiro deles, fazemos uma análise institucional do objeto matemático de referência desta tese, denominado Centro de Massa em uma e duas dimensões, proposto no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, no Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, no campus da cidade de Eunápolis. Essa análise contempla a decisão pela escolha de elementos institucionais observados, em conformidade com a nossa problemática e objetivos, que gira em torno das práticas efetivas dos estudantes, diante do objeto matemático de referência, num viés ecológico e praxeológico, visando contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem desse objeto do saber. Para tanto, fazemos menção às Teorias Antropológica do Didático, dos Registros de Representação Semiótica, bem como a Abordagem Instrumental, constituindo assim o nosso quadro teórico de referência, quando nos questionamos: quais são as contribuições da Didática da Matemática, na análise de erros cometidos pelos estudantes, face a realização das tarefas que envolvam o estudo do Centro de Massa  uni e bidimensionais? A partir da análise institucional, elaboramos uma Sequência Didática, organizada em cinco sessões contendo dois Dispositivos Experimentais cada uma, que na Pesquisa Externa foi trabalhada com os estudantes da instituição de referência e aplicação, utilizando os ambientes de aprendizagem, papel/lápis e computacional GeoGebra, bem como Modelos Concretos manipuláveis à mão livre. Para isso, partimos da hipótese de que “confrontar os estudantes com situações ou tarefas que podem ser analisadas em diferentes registros de representação, mobilizando distintos objetos ostensivos e não ostensivos nos diferentes ambientes de aprendizagem, permite-os desenvolver de forma mais coesa os conceitos de Centro de Massa na educação superior, auto avaliando, por conseguinte, os erros cometidos”. Contudo, é necessário, além da mobilização do bloco Teórico-Tecnológico do objeto matemático de referência na pesquisa, a aprendizagem de técnicas instrumentais especificas dos ambientes utilizados na realização das referidas tarefas. Essa aprendizagem deve ser considerada como um dos objetivos da instituição de referência, enquanto responsável pela formação desses estudantes, tidos como futuros profissionais no domínio da Engenharia. Na análise dos resultados verificamos que a utilização dos ambientes de aprendizagem na realização de tarefas organizadas com base na praxeologia modelada do Estudo do Centro de Massa, vão além dos conhecimentos desenvolvidos na instituição de referência, conduzindo os alunos a acessarem outras possíveis relações existentes fundadas nas verificações e no aprendizado investigativo. Além disso, conseguimos identificar a ocorrência de vantagens e desvantagens na utilização desses ambientes como instrumentos auxiliares na realização dos tipos de tarefas propostas nesta pesquisa.

Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Interno - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS