Banca de DEFESA: ANDRÉ BURIGO LEITE

DISCENTE : ANDRÉ BURIGO LEITE
DATA : 06/12/2019
LOCAL: Faculdade de Educação

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: PROMOVENDO A CRITICIDADE EM UM TRILHA INTERPRETATIVA INDÍGENA COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Educação Ambiental. Formação Inicial de Professores. Diálogo de Saberes. Pensamento Crítico. Trilha Interpretativa.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de participação dos estudantes de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Porto Seguro, BA, em uma Trilha Interpretativa na Aldeia Pataxó da Reserva da Jaqueira em Porto Seguro, BA concebida segundo pressupostos da Educação Ambiental e situá-los nas situações desiguais que marcam a sociedade capitalista, de repensar padrões de consumo e de afastar de uma realidade antropocêntrica. Já o Multiculturalismo Crítico busca o diálogo de saberes entre diferentes culturas, questionando preconceitos e hierarquias. Dificilmente, em uma trilha, as atividades de Educação Ambiental e Educação Multicultural seguem o perfil crítico. As trilhas asseguram a proximidade com elementos da natureza, espécies da fauna e da flora, áreas em recuperação ou preservadas, podendo possuir pontos históricos, de interpretação, de lazer e de sensibilização ambiental. Dificilmente, em uma trilha interpretativa, as atividades de Educação Ambiental e Educação Multicultural seguem o perfil crítico. Visando superar essa lacuna, estudou-se a trilha da Lagoa Seca à luz da criticidade. Quando a educação não se atém somente a práticas pontuais, muitas vezes com enfoque naturalístico, mas se propõe a realizar uma reflexão mais complexa, aprofundada, e crítica, torna-se possível tratar da problemática ambiental e multicultural de uma maneira não reducionista. Foi adotada uma abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados, baseada nos princípios da pesquisa participante e seguindo o paradigma da teoria crítica. Os resultados indicaram ser possível desenvolver a Educação Ambiental e a Educação Multicultural seguindo uma abordagem crítica em uma trilha indígena, favorecendo a sensibilização, a mudança em direção ao pensamento crítico e atitudes de reciprocidade para com o meio ambiente e a própria sociedade. Contudo, percebeu-se também a necessidade de uma maior discussão e debates desses temas em uma vertente interdisciplinar e crítica, no Curso Superior de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Porto Seguro.

Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 909.409.897-00 - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS