Banca de DEFESA: ANDRÉ BURIGO LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ BURIGO LEITE
DATA : 06/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: PROMOVENDO A CRITICIDADE EM UM TRILHA INTERPRETATIVA INDÍGENA COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Formação Inicial de Professores. Diálogo de Saberes. Pensamento Crítico. Trilha Interpretativa. 


PÁGINAS: 300
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de participação dos estudantes de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Porto Seguro, BA, em uma Trilha Interpretativa na Aldeia Pataxó da Reserva da Jaqueira em Porto Seguro, BA concebida segundo pressupostos da Educação Ambiental e situá-los nas situações desiguais que marcam a sociedade capitalista, de repensar padrões de consumo e de afastar de uma realidade antropocêntrica. Já o Multiculturalismo Crítico busca o diálogo de saberes entre diferentes culturas, questionando preconceitos e hierarquias. Dificilmente, em uma trilha, as atividades de Educação Ambiental e Educação Multicultural seguem o perfil crítico. As trilhas asseguram a proximidade com elementos da natureza, espécies da fauna e da flora, áreas em recuperação ou preservadas, podendo possuir pontos históricos, de interpretação, de lazer e de sensibilização ambiental. Dificilmente, em uma trilha interpretativa, as atividades de Educação Ambiental e Educação Multicultural seguem o perfil crítico. Visando superar essa lacuna, estudou-se a trilha da Lagoa Seca à luz da criticidade. Quando a educação não se atém somente a práticas pontuais, muitas vezes com enfoque naturalístico, mas se propõe a realizar uma reflexão mais complexa, aprofundada, e crítica, torna-se possível tratar da problemática ambiental e multicultural de uma maneira não reducionista. Foi adotada uma abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados, baseada nos princípios da pesquisa participante e seguindo o paradigma da teoria crítica. Os resultados indicaram ser possível desenvolver a Educação Ambiental e a Educação Multicultural seguindo uma abordagem crítica em uma trilha indígena, favorecendo a sensibilização, a mudança em direção ao pensamento crítico e atitudes de reciprocidade para com o meio ambiente e a própria sociedade. Contudo, percebeu-se também a necessidade de uma maior discussão e debates desses temas em uma vertente interdisciplinar e crítica, no Curso Superior de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Porto Seguro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 909.409.897-00 - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS
Interno - 963.380.080-34 - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA
Externo à Instituição - FABIO PEDRO SOUZA DE FERREIRA BANDEIRA - UEFS
Externo à Instituição - EDSON MACHADO DE BRITO - IFBA
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE SOUSA - IFBA
Notícia cadastrada em: 27/09/2019 09:54
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA