Banca de DEFESA: SAMADHI GIL CARNEIRO PIMENTEL

DISCENTE : SAMADHI GIL CARNEIRO PIMENTEL
DATA : 20/09/2019
LOCAL: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação Auditório II - Térreo

EQUILÍBRIOS ECOLÓGICOS: UM PERFIL CONCEITUAL APLICADO À COMPREENSÃO DA DINÂMICA DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS E SOCIOECOLÓGICOS.

Perfil Conceitual; Equilíbrio Ecológico; Compreensão das Dinâmicas Ecológicas e Socioecológicas.

A teoria do perfil conceitual pressupõe que coexistem diferentes modos de pensar e falar sobre conceitos, os quais podem ser igualmente válidos a depender do contexto. Essa polissemia conceitual pode ser modelada em zonas, caracterizadas por conjuntos de compromissos ontológicos, epistemológicos e axiológicos que estabilizam os modos de pensar e as formas de falar. Com base nesta noção, tem sido desenvolvido um programa de pesquisa que tem entre suas metas a construção de perfis para conceitos centrais de um campo do conhecimento, a partir dos quais é possível organizar pesquisas sobre processos de ensino e aprendizagem. Neste trabalho relatamos o processo de construção de um perfil do conceito de equilíbrio ecológico aplicado à compreensão das dinâmicas dos sistemas ecológicos e socioecológicos A polissemia do conceito de equilíbrio ecológico é notória, variando, por exemplo, de concepções de equilíbrio estático e dinâmico, até a concepções de dinâmicas de não-equilíbrio, significadas, construídas e apropriadas  por comunidades de ambientalistas, gestores e cientistas de diversas áreas. Na ecologia o conceito de equilíbrio é central, influenciando a própria emergência e consolidação da disciplina, sendo tratado por muitos autores como paradigmático. A partir da fundamentação no método genético de Vygotsky, adotamos diferentes procedimentos que permitiram coletar informações relativas a três domínios genéticos do desenvolvimento de um conceito. A pesquisa em fontes da história e filosofia da Ecologia foi realizada com vista a acessarmos o domínio sociocultural, relativo ao desenvolvimento histórico-social do conceito. Aplicações de questionários com estudantes de pós-graduação das áreas de biodiversidade e engenharia e pesquisa bibliográfica sobre concepções alternativas ao conceito tiveram como foco principal o domínio ontogenético, relativo ao desenvolvimento do conceito na história de vida de indivíduos. A observação direta e registro de vídeos de interações discursivas, em salas de aula de turmas de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, buscou acessar, sobretudo, o domínio microgenético, relativo à gênese do conceito em períodos restritos de tempo, além também do ontogenético. As informações obtidas em relação a estes domínios foram analisadas de modo dialógico tendo em vista a identificação de temas e compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos considerados estruturantes dos modos de pensar e formas de falar sobre o conceito no contexto da compreensão das dinâmicas dos sistemas ecológicos e socioecológicos. Através da identificação de temas e compromissos, construímos uma matriz semântica no sentido de organizar a polissemia em torno do conceito e propusemos as zonas do modelo de perfil do conceito de equilíbrio ecológico aplicado à compreensão das dinâmicas ecológicas e socioecológicas. O modelo possui três zonas: 1) equilíbrio providencial único; 2) equilíbrio dinâmico único e 3) dinâmicas de equilíbrios múltiplos e de não-equilíbrio. Espera-se que o modelo proposto se constitua como uma ferramenta para analisar interações discursivas em salas de aula, auxiliar na tomada de decisão em questões socioambientais e amparar o planejamento de ensino de Ecologia e Ciências do Ambiente no contexto do ensino superior.

Presidente - 567.815.045-68 - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA