Banca de DEFESA: WILSON FABIO DE OLIVEIRA BISPO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILSON FABIO DE OLIVEIRA BISPO
DATA : 10/10/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Instituto de Física
TÍTULO:

Desenvolvimento do conceito de luz por estudantes do ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

conceito de luz, desenvolvimento de conceitos, teoria histórico-cultural e ensino de física


PÁGINAS: 240
RESUMO:

Partindo do pressuposto que uma das funções da escola é ensinar às novas gerações os conhecimentos sistematizados produzidos pela humanidade, e dado o fato de estudantes da educação básica apresentarem dificuldades de aprendizagem do conceito de luz, buscamos aqui compreender o processo de desenvolvimento do conceito de luz de estudantes do 2º ano do ensino médio e assim, contribuir com o ensino deste conceito. Para isso, elaboramos uma sequência didática, orientada pela teoria histórico-cultural, de base vigotskiana, usando uma abordagem contextual, conjuntamente experimental, histórica e matemática, visando o ensino de conceitos. Os instrumentos de coleta de dados foram filmagens das aulas e do debate, respostas de exercícios e de avaliação individual, bem como anotações num diário. Buscamos nos dados coletados elementos que indicassem indícios de internalização de conceitos relacionados ao nosso tema, expressos na linguagem (verbal e escrita) dos estudantes, ao longo do processo, os quais, por seu turno, nos permitiram analisar como os estudantes desenvolveram o conceito de luz. Os resultados mostram que: 1) em relação à reflexão, estudantes se desenvolveram, predominantemente, através da percepção, relacionada à experimentação (atrelada a uma problematização) e ao fato da reflexão ser um fenômeno presente no cotidiano dos estudantes; 2) houve uma pluralidade de formas de desenvolver os conceitos relacionados à interferência, nos levando a refletir sobre novas pesquisas que investiguem, de forma mais aprofundada, a pluralidade de formas de internalização e desenvolvimento desse aspecto do conceito de luz; 3) em relação ao efeito fotoelétrico, o desenvolvimento dos conceitos, principalmente de dualidade, esteve mais relacionado às discussões históricas, ocorridas ao longo do processo de ensino, envolvendo os modelos corpuscular e ondulatório na explicação dos fenômenos. Podemos assim afirmar que foi possível ensinar um conceito de luz acessível a estudantes de ensino médio, presente no cotidiano e que envolvesse conceitos de TQ, a exemplo do conceito de dualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 388.052.785-72 - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interno - 071.811.595-34 - JOSE LUIS DE PAULA BARROS SILVA - UFBA
Externo à Instituição - FABIO LUIS ALVES PENA - IFBA
Externo à Instituição - DIELSON PEREIRA HOHENFELD - IFBA
Externo à Instituição - ALESSANDRO FREDERICO DA SILVEIRA - UEPB
Notícia cadastrada em: 11/09/2019 10:10
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