Banca de DEFESA: TAMILA MARQUES SILVEIRA

DISCENTE : TAMILA MARQUES SILVEIRA
DATA : 21/11/2019
LOCAL: Instituto de Física

Atitude frente à Ciência X Atitude frente ao Ensino: Relações, interlocuções e mudança no decorrer da escolarização

atitude, ensino de ciências, educação básica

Variáveis latentes como a atitude podem diagnosticar, respaldados por princípios psicométricos, problemas educacionais de acordo com alguns pesquisadores da área (GUIDO, 2013; KIND et al, 2007; OSBORNE et al, 2003; OSBORNE e DILLON; 2008; PASQUALI, 2003; BRIGGS, 1976). Nessa perspectiva, apresentamos a primeira etapa de uma pesquisa acadêmica que tem como objetivo investigar a Atitude em três aspectos: Ciência, Ensino de Ciências e Física, durante a escolarização básica. Adotamos Atitude frente à Ciência como “sentimentos, crenças e valores mantidos sobre um objeto, que pode ser um empreendimento de ciência, ciências da escola, o impacto da ciência na sociedade ou nos próprios cientistas” (OSBORNE et al., 2003, p.1053); enquanto que Atitude frente ao Ensino de Ciências e Física entendemos como uma disposição ou tendência de um indivíduo de organizar pensamentos, emoções e comportamentos em direção ao componente curricular Física (adaptado pelas autoras sobre as concepções de GUIDO, 2013, p.2087 e ABREU et al, 2006, p. 692). Nessa primeira etapa, exibimos resultados parciais oriundos do processo de construção e validação de instrumentos de coleta de dados para atitudes de estudantes em relação a esses três aspectos, e, os mesmos estão relacionados com indicadores que compõem as componentes da atitude de um sujeito (cognitivas, conativas e afetivas), que, por conseguinte, estão relacionados com dados observáveis. Verificamos que os nossos instrumentos estão bem robustos e respaldados por modelo psicométrico. Fazemos essa distinção em nosso trabalho, que geralmente, de acordo com a revisão de literatura, não é realizada. Diante do exposto, esperamos que, através de resultados provenientes deste trabalho acadêmico, possamos abrir espaços de discussões sobre como superar problemas do ensino na escolarização básica utilizando nossos instrumentos.

Presidente - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA
Interno - 388.052.785-72 - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS