Banca de DEFESA: BÁRBARA BETUYAKU SCHITTINI

DISCENTE : BÁRBARA BETUYAKU SCHITTINI
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Sala 406 do IFUFBA

O USO DE ANIMAIS NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA ALUNOS E PROFESSORES

educação científica e tecnológica, ensino de ciências, ética animal, direito animal, métodos alternativos

O uso de animais na ciência é um tema controverso no meio acadêmico. Apesar de a prática ter sido consolidada há séculos, muitos debates acerca do assunto vêm sendo levantados tanto pelos membros da academia, quanto por ativistas que se preocupam com a consideração moral aos animais e as consequências da ação antropocêntrica. Nesta pesquisa, o foco é o uso de animais no ensino, abordando uma análise crítica sobre o uso, o debate moral acerca dos animais, as implicações geradas tanto para os animais, pela desconsideração de suas vidas, quanto para a formação dos alunos, pela sua natureza acrítica. Para que animais deixem de ser usados nas práticas didáticas é necessário dar abertura a métodos alternativos eficientes. Algumas universidades brasileiras já fizeram as substituições em alguns cursos, porém é necessário que a comunidade acadêmica dê importância à mudança e, a partir disso, se torne legal a abolição do uso de animais. Ressalta-se, portanto, a relevância da reformulação do ensino para práticas mais éticas e responsáveis para os futuros profissionais da área de ciências. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar um questionário aplicado online para analisar brevemente os conhecimentos, valores e práticas de professores e alunos sobre o uso de animais e métodos alternativos em práticas didático-científicas. O questionário foi desenvolvido a partir do levantamento da literatura e validado por pares e por teste-piloto com discentes e docentes. Mediante a análise dos dados coletados, foram feitas as alterações necessárias para refinar o instrumento.

Presidente - 836.185.465-72 - NEI DE FREITAS NUNES NETO - UFGD
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA