Banca de DEFESA: DANILO ALMEIDA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO ALMEIDA SOUZA
DATA : 30/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: UFBA
TÍTULO:

A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO:

DIMENSÕES CURRICULARES E CONCEPÇÕES DOCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Ensino Médio Integrado, Currículo.


PÁGINAS: 216
RESUMO:

Esta tese traz uma discussão sobre o currículo de Física na educação profissional técnica de nível médio na forma integrada, a partir de uma formação numa perspectiva contra hegemônica. A pesquisa tem como objetivo investigar como é desenvolvido o ensino de Física no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal da Bahia, a partir da análise dos planos de curso e da perspectiva docente, e fazer uma proposição teórica que norteei a elaboração de um currículo de Física partindo dos princípios da escola unitária e da educação politécnica. Adotamos como modalidade de investigação a pesquisa qualitativa, apoiada na análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) - para nosso caso, o curso Técnico Integrado em Edificações - nos campi de Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus e Salvador, e coleta de dados por meio da aplicação de questionário via Google Forms para docentes de vínculo permanente que exercem suas atividades em algum desses campi ou estiveram em efetivo exercício nos anos de 2017, 2018 e/ ou 2019. Nosso estudo aponta que a parte dedicada ao componente curricular da Física no PPC carece de elementos que evidenciem uma conexão da Física junto à habilitação profissional. Os professores respondentes, em sua maioria, acreditam na possibilidade de desenvolver um ensino de Física a partir do eixo profissional em que o curso médio técnico está inserido ou que encontre nessa formação motivação para abordagem dos conteúdos da disciplina. O que está apresentado no PPC, junto ao que os docentes pensam para a Física no ensino médio integrado, à luz do nosso referencial teórico, conduziu a definição de parâmetros a serem utilizados para a elaboração de um currículo de Física, listados por: a) repensar os conteúdos, a partir da proposição de currículos mais enxutos com a mesma capacidade de formação; b) incentivar o trabalho interdisciplinar e c) fomentar o diálogo entre os professores integrantes dos diferentes núcleos formativos. Este trabalho contribui para uma discussão ainda escassa no âmbito do ensino de Física, ao trazer um debate denso e ampliado sobre esta disciplina no EMI, rompendo a linha de apenas apontar experiências exitosas de abordagens de conteúdos em que essa forma de ensino figura apenas enquanto universo de aplicação. Para além da contribuição acadêmica, em curto prazo, nossos resultados incentivam a revisão dos planos de curso na forma integrada no IFBA, de modo que se possa pensar as disciplinas do núcleo comum, como é o caso da Física, vislumbrando sua inserção numa dada formação, além de apontar o Ensino Médio Integrado como aquele responsável por formar profissionais com bom conhecimento técnico, autônomos e críticos, pela garantia de uma educação pública de qualidade, que diminua as distorções entre o ensino ofertado para ricos e pobres, que perdurou por anos nesse país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 285534 - MARIA CRISTINA MARTINS PENIDO
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA
Externo à Instituição - LUZIA MATOS MOTA - IFBA
Externo à Instituição - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Notícia cadastrada em: 08/08/2019 11:37
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