EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ENFOQUE HISTÓRICO-CRÍTICO
Experimentação. Pedagogia histórico-crítica. Ensino de química
Boa parte da química está sedimentada no trabalho experimental. Uma gama dos conhecimentos químicos, produzidos historicamente pela humanidade, fora baseada em experimentos. Assim sendo, podemos entender a química como uma ciência experimental logo, é muito difícil de se dissociar a experimentação do ensino de química. Nosso trabalho visa, investigar elementos gerais para a experimentação no ensino de química, sob a perspectiva histórico-critica. A aplicação da pedagogia histórico-crítica em sala de aula ainda é um tema que precisa ser melhor discutido pelos educadores que estudam e planejam levar esta pedagogia para sua prática escolar de fato. Pensamos na experimentação como um instrumento amplo de ensino que deve ser pensado nas dimensões de forma-conteúdo-destinatário. Nosso principal objetivo é pensar na experimentação como parte integrante do processo de ensino/aprendizagem em química e como ela pode auxiliar nesse processo de transmissão do conhecimento clássico defendido pela pedagogia histórico-crítica