Banca de DEFESA: KARINA VIEIRA MARTINS

DISCENTE : KARINA VIEIRA MARTINS
DATA : 21/08/2019
LOCAL: UEFS, Sala 11, Prédio da Pós-Graduação em Educação.

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: Elementos da etnoecologia para uma prática docente sensível à diversidade cultural.

Formação de professores; Etnoecologia no ensino de biologia; Diálogo intercultural.

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral investigar como um curso de extensão em etnoecologia poderia colaborar na formação inicial de professores de biologia que sejam sensíveis à diversidade cultural. Como objetivos específicos: a) Caracterizar aspectos da formação do professor de biologia para a diversidade cultural, no que diz respeito às questões da etnoecologia para o ensino de ciências; b) Identificar concepções dos licenciandos acerca da temática abordada antes e após as suas participações no curso; c) Avaliar intervenções pedagógicas desenvolvidas pelos licenciandos em biologia, após o curso, pautadas no diálogo intercultural entre os saberes ecológicos escolares e os tradicionais acerca dos recursos naturais. O curso de extensão teve a participação de licenciandos em biologia de três universidades do estado da Bahia, da rede pública e particular, e abordou temáticas relacionadas à etnoecologia e ao ensino de ciências, tanto nas esferas teórica quanto prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que buscou investigar a vida de coletividades na sua diversidade, assumindo uma intervenção de caráter socioanalítico, acompanhando o cotidiano das práticas e buscando criar um campo de problematização. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, vídeo-gravações e diário de campo, procedendo a Análise de Conteúdo. De maneira geral, os resultados apontam que não há nas bases curriculares das licenciaturas em biologia, componentes que abordem questões etnoecológicas e do ensino de ciências e biologia baseado no diálogo intercultural. Além disto, aponta para a  direção de que são necessários maiores esforços para a formação do professor de biologia que seja sensível à diversidade cultural, o que implica, entre outros aspectos, a inserção de abordagens etnoecológicas nos componentes curriculares, ou mesmo a inserção de um componente específico para a etnoecologia, pois poderá gerar possibilidades de problematizações entre as inúmeras relações que são estabelecidas entre os seres humanos, suas culturas e o mundo natural, as quais guiarão  uma futura prática pedagógica baseada no respeito e consideração da diversidade cultural presente nas salas de aula. O curso de extensão, apesar de contar com muitos fatores limitantes, provocou reflexões acerca das temáticas ambientais, que precisam estar associadas aos conhecimentos etnoecológicos que as comunidades possuem, especialmente na formação de professores de biologia. Esta pesquisa poderá fortalecer estudos posteriores nas áreas de Ensino de ensino de Ciências, Formação de Professores de ciências e Etnoecologia, por ofertar subsídios que poderão enriquecer a compreensão a respeito das relações entre a ciência e outras culturas.

Presidente - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interno - 567.815.045-68 - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS