Banca de DEFESA: ALAN SANTOS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALAN SANTOS DOS SANTOS
DATA : 12/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: UFBA
TÍTULO:

O DISCURSO IMAGÉTICO NO ENSINO DE FÍSICA:
GESTOS, MATERIAIS E SEUS SIGNIFICADOS NA TRANSPOSIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso Imagético; Semiótica; Transposição Didática; Ensino de Física.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

RESUMO

 

Buscamos neste trabalho uma compreensão sobre a constituição e utilização do Discurso Imagético desenvolvido pelo professor em salas de aula de Física. Motivada pelas observações acumuladas durante a experiência na docência, é dessas vivências também que surgem as questões ligadas às interpretações divergentes entre estudantes e professores aos significados atribuídos às imagens em situações do ensino de Física. Em termos filosóficos, as imagens podem se configurar em obstáculos ao desenvolvimento científico, o que clama por uma aprendizagem específica acerca de suas funções. Nesse sentido, significados construídos com uso de imagens têm sido alvo crescente de discussões em diversas áreas de conhecimento, e aqui nos dedicamos ao caso do Ensino de Física, em uma discussão sobre a construção de significados por meio dos signos que acaba inclusive, contribuindo para vislumbrar outros olhares sobre o ensino das ciências em geral. As discussões que tecemos se baseiam em nossa apropriação da teoria Semiótica proposta por Charles Sanders Peirce, que possui uma ampla tipologia de signos e suas inter-relações, permeada pelas ideias de Chevallard acerca da Transposição Didática, no que tange à ação do professor enquanto agente dessa transformação em sala de aula, e ainda, perpassada pelas preocupações de Bachelard acerca do desenvolvimento do “espírito científico”. Analisando eventos de nossa experiência pregressa na docência, nos debruçamos sobre o tema para indicar direções no que tange ao uso do Discurso Imagético no ensino de Física, contribuindo tanto para as pesquisas quanto para as práticas em Educação, voltando nosso olhar para o ser e o fazer docente, evidenciando a necessidade de uma trilha formativa que seja capaz de ampliar os potenciais do educador e facilitar seu trânsito pelos modos discursivos da educação atual que se transformam constantemente. Entre os resultados esperados a indicação de elementos da constituição e do uso do Discurso Imagético que estabelecem pontes ao invés de barreiras para o desenvolvimento do pensamento científico e a compreensão da própria ciência. Além de contribuir com o uso da teoria Semiótica peirceana como instrumento poderoso para analisar a ação docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 285534 - MARIA CRISTINA MARTINS PENIDO
Interno - 388.052.785-72 - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interno - 283814 - JOSE LUIS DE PAULA BARROS SILVA
Externo ao Programa - 1583256 - ECIVALDO DE SOUZA MATOS
Externo à Instituição - GUARACIRA GOVÉA - UNIRIO
Notícia cadastrada em: 11/07/2019 11:50
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA