Banca de DEFESA: LEIDIENE APARECIDA RANGEL DA SILVA BARBOSA

DISCENTE : LEIDIENE APARECIDA RANGEL DA SILVA BARBOSA
DATA : 24/07/2019
LOCAL: Universidade Estadual de Feira de Santana, Sala do Prodocência

Questões Sóciocientíficas e Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades de uma educação científica humanística no contexto de uma Casa Familiar Rural

Educação Científica Humanística; Pedagogia da Alternância; pedagogia freireana; Questões Sociocientíficas; pesquisa de design educacional; formação emancipatória.

Partindo da lacuna no campo da Educação Científica de trabalhos voltados às escolas que adotam a Pedagogia da Alternância, esta investigação buscou desenvolver uma proposta de ensino que promova formação emancipatória dos sujeitos que acessam as escolas em Alternância, a partir da visão filosófica freireana, dos princípios da Pedagogia da Alternância, da perspectiva educacional da Educação Científica Humanística e do uso de Questões Sociocientíficas (QSC).

Considerando as peculiaridades desse sistema de ensino, partimos do pressuposto que a Educação em Ciências deve dialogar com a agenda de lutas dos povos do Campo, bem como os princípios que os norteiam. Deste modo, este estudo teve como objetivo investigar quais características uma proposta pedagógica de Educação Científica Humanística, baseada na pedagogia freireana, deve ter para promover formação emancipatória no contexto de uma Casa Familiar Rural.

Mais especificamente, objetivamos: a) examinar as potencialidades do uso de QSC como estratégia metodológica para uma Educação Científica Humanística que promova formação emancipatória  em escolas que adotam a Pedagogia da Alternância; b) investigar os desafios e possibilidades de uma formação emancipatória na Educação Científica Humanística, em contextos da Pedagogia da Alternância, à luz da experiência de uma Casa Familiar Rural; c) desenvolver princípios de design para propostas pedagógicas baseadas em QSC que promovam formação emancipatória no contexto das escolas que adotam a Pedagogia da Alternância.

Esses objetivos contemplam a fase preliminar de uma Pesquisa de Design Educacional, abordagem metodológica adotada nesse estudo, uma vez que construímos uma estrutura conceitual a partir da identificação e análise do problema e das necessidades do contexto específico, além de uma revisão de literatura pertinente, cujos resultados foram sistematizados por meio das respostas aos objetivos específicos b. Ademais, construímos os princípios de design para elaboração de propostas pedagógicas baseadas em QSC  que promovam formação emancipatória dos/das estudantes, no contexto das escolas que adotam a Pedagogia da Alternância, o que se configura o início da segunda fase da pesquisa em design, na qual são elaborados e testados empiricamente protótipos de inovações educacionais, contemplando o objetivo c.

Os resultados da revisão de literatura apontam para as potencialidades das Questões Sociocientíficas como ferramenta pedagógica para promover formação emancipatória dos sujeitos que acessam as escolas em Alternância. O estudo da realidade aponta como desafios dessas escolas a promoção do diálogo entre os diferentes tempos escolares, especialmente no contexto da Educação científica, como meio para promover formação emancipatória dos sujeitos. Como produto educacional – um dos resultados esperados em um estudo de design – foi desenvolvida uma QSC com questões orientadoras (e os respectivos objetivos de aprendizagem) para ser aplicado no ensino de ciências em sala de aula de escolas que adotam a Pedagogia da Alternância. Esperamos que este estudo contribua para o ensino de ciências das escolas que adotam a Pedagogia da Alternância, no sentido de promover formação integral e emancipatória dos sujeitos comprometidos com a transformação social positiva no contexto em que estão inseridos.

Presidente - 567.815.045-68 - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Interno - 909.409.897-00 - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS