Banca de DEFESA: MARIANA FERNANDES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA FERNANDES DOS SANTOS
DATA : 10/05/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS LETRAMENTOS: sujeitos e identidades nas práticas linguageiras de gêneros acadêmicos em um curso de Física.


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento acadêmico. Letramento docente. Letramento
científico Licenciatura em Física. Gêneros acadêmicos. Práticas linguageiras
universitárias.


PÁGINAS: 210
RESUMO:

A interação humana ocorre em todas as esferas da sociedade por meio da
predominância de determinados gêneros discursivos/textuais. Na esfera
universitária, essas interações ocorrem por intermédio dos gêneros acadêmicos.
Esses gêneros são elementos representativos das práticas discursivas acadêmicas,
cuja apropriação é condição primordial para o processo de letramento acadêmico
das/dos estudantes universitárias/os. O letramento acadêmico é o lugar para o
aprender e para o enunciar em contextos de usos situados da língua(gem) -práticas
discursivas de leitura, produção textual e oralidade- regidas por produções de
gêneros discursivos/textuais (orais e escritos) - constitutivos dos contextos
acadêmicos de/para formação profissional. Essas práticas discursivas apontam a
linguagem, enquanto mediadora das trocas didáticas na universidade, se
constituindo como importante meio para a articulação entre saberes didáticos-
pedagógicos e acadêmicos na formação docente. Esta tese apresenta uma pesquisa
de doutorado desenvolvida com o objetivo de compreender a função que o
letramento acadêmico ocupa formação inicial de professoras/es da licenciatura em
Física, da Universidade Federal da Bahia. O estudo é o resultado de uma pesquisa
de método qualitativo e modalidade empírica, que utilizou para geração dos dados
a análise documental dos seguintes materiais: documento nacional(Diretrizes
curriculares nacionais para a formação inicial docente em Física) e institucional do
curso de Física da UFBA(Projetos Pedagógicos de Curso) e Produções textuais
escritas dos/das professores/as em formação (produzidos nos componentes
curriculares de Metodologia e Prática do Ensino de Física I e II, da licenciatura e da
universidade em estudo. A pesquisa realizada fundamentou-se teórica e
metodologicamente nos Gêneros Discursivos e Textuais no contexto da concepção
dialógica da linguagem e nos Estudos sócio-históricos dos Letramentos articulados
às discussões da Linguística Aplicada. Mobilizamos para a análise documental, as
teorias que trabalhamos neste estudo, com foco em como e o que é ou não
preconizado nos documentos oficiais nacionais (diretrizes), institucionais
(projetos do curso) sobre o letramento acadêmico e seus desdobramentos
(letramento científico e docente) e no caso dos documentos acadêmico-
pedagógicos (gêneros discursivos/textuais escritos), como esse processo ocorre na
formação docente em Física na UFBA. Os resultados da pesquisa indicam: a) a
função do letramento acadêmico na formação docente da licenciatura em Física da
UFBA é de socialização acadêmica e que é preciso que sejam realizadas reflexões
para que essa realidade movimente-se; b)A linguagem como objeto de ensino e/ou

recurso de mediação na formação atua na constituição de uma pedagogia social da
linguagem que representa por meio dos gêneros acadêmicos os processos de
construção do letramento docente; c)Os letramentos acadêmico, docente e
científico estabelecem uma intersecção que favorece uma formação em perspectiva
interdisciplinar e intercultural; d) Os documentos suleadores nacionais e
institucionais para a licenciatura em estudo sinalizam a necessidade de repensar a
formação de professores/as de Física; e) Os gêneros acadêmicos produzidos
pelos/as docentes em formação em Física demonstram a complexidade dos usos
linguageiros na formação das licenciaturas e a função que exercem quanto ao perfil
formativo da docência. Desse modo, é possível afirmar que o gênero acadêmico
escrito agencia a (re)tomada de reflexões com vistas a (re)configurações
identitárias de professores/as em formação inicial.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ISABEL GOMES RODRIGUES MARTINS - UFRJ
Externo à Instituição - LUZIA MATOS MOTA - IFBA
Interno - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Presidente - 285534 - MARIA CRISTINA MARTINS PENIDO
Externo ao Programa - 2497959 - RAQUEL NERY LIMA BEZERRA
Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 10/05/2019 08:52
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