Banca de DEFESA: AIRAM DA SILVA PRADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AIRAM DA SILVA PRADO
DATA : 06/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório I da Faculdade de Educação da UFBA
TÍTULO:

PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS EM UMA COMUNIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Materiais Curriculares Educativos; Jogos de Linguagem; Conceitos
matemáticos; Desobjetificação; Recontextualização.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

A presente pesquisa tem como tema geral os processos de produção de materiais
curriculares educativos em uma comunidade profissional de professores que ensinam
matemáticas. Desta experiência, participaram pesquisadores e/ou formadores,
professores que ensinam matemáticas e, futuros professores, os quais se reuniam,
periodicamente, a fim de elaborar materiais curriculares educativos sobre matemática
cuja finalidade é o apoio a aprendizagem de professores. Três objetivos orientaram o
decurso da pesquisa: Identificar e descrever como realizações de conceitos matemáticos
são recontextualizados por uma comunidade de professores que ensinam matemáticas;
Analisar como os processos de recontextualização de textos da forma de vida escolar
reorganizam jogos de linguagem da matemática escolar em um material curricular
educativo; Descrever e caracterizar uma estratégia de desenvolvimento de materiais
curriculares educativos como um processo de desobjetificação de conceitos
matemáticos. Na trilha destes objetivos, a presente pesquisa segue uma abordagem
qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de observações e documentos.
Identificamos e analisamos, inspirados nas noções Wittgensteinianas de jogos de
linguagem, regras e formas de vida, assim como na noção de recontextualização
pedagógica de Basil Bernstein e desobjetificação de Anne Sfard, as comunicações de
professores que ensinam matemáticas, quando estes participaram de discussões com
vistas a construir um material curricular educativo para o ensino de conceitos
matemáticos. Os resultados apontam que as etapas de desenvolvimento deste material
podem ser descritas por quatro processos inter-relacionados: recontextualização,
recontextualização reversa, desobjetificação em realizações no contexto e
desobjetificação em realizações possíveis. Por meio dos processos de recontextualização
e recontextualização reversa, descrevemos como os professores deslocaram textos das
‘formas de vida’ acadêmicas e escolares para o contexto de produção de MCE. Esse
movimento de textos promoveu variações no conjunto de regras que regulam os jogos
de linguagem da matemática escolar expressa pelos MCE, sustentando relações
específicas de poder e controle sobre os usos da linguagem no material produzido. No
terceiro e quarto processos, descrevemos como professores estabeleceram associações
entre usos de conceitos em diferentes jogos de linguagem e rotinas habituais nas
‘formas de vida’ escolares a fim de delinear as características educativas dos MCE. Na
desobjetificação em realizações possíveis, descrevemos como professores associaram
realizações movidas das formas de vida acadêmica aos usos e hábitos estabelecidos na
literatura como próprios das ‘formas de vida’ escolares. Na desobjetificação em
realizações no contexto, os professores associaram os usos de palavras e símbolos por
estudantes específicos em contextos particulares às rotinas nas quais os estudantes
poderão produzir narrativas matemáticas apoiados pelo MCE. Como implicação,
sugerimos que a descrição de tais processos desloca a atenção do campo de produção de
MCE para a participação de professores em diferentes ‘formas de vida’ como um
referente para o desenvolvimento de MCE, superando uma tendência dos
desenvolvedores de MCE em estabelecer as características educativas a partir de

categorias teóricas advindas das teorias do conhecimento. Por fim, apontamos ainda que
tal descrição possibilita maior visibilidade dos pesquisadores e professores às
comunicações em sala de aula como estruturante das características educativas nos
textos dos MCE, constituindo-se, também, como uma metodologia viável para o
desenvolvimento deste tipo de material curricular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 909.409.897-00 - MARCO ANTÔNIO LEANDRO BARZANO - UEFS
Interno - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Interno - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Externo à Instituição - VICTOR AUGUSTO GIRALDO - UFRJ
Externo à Instituição - THIAGO PEDRO PINTO - UFMS
Notícia cadastrada em: 03/05/2019 09:02
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