Banca de DEFESA: SILNÁ MARIA BATINGA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILNÁ MARIA BATINGA CARDOSO
DATA : 05/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia
TÍTULO:

ÍNDICIOS DE (DE)COLONIALIDADE NO DISCURSO DE PROFESSORES (AS) DE QUÍMICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

 Decolonialidade, Lei 10.639/03, Ensino de Química.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A efetivação da lei 10.639/03, esta compreendida como uma vitória das lutas históricas
empreendidas pelo Movimento Negro Brasileiro em prol da educação, pode ser considerada
como uma prática pedagógica decolonial, pois exige que os conteúdos referentes à História e
Cultura Africana e Afro-Brasileira sejam ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, o
Ensino de Química não pode se privar do cumprimento dessa lei, pelo contrário, deve superar
as perspectivas eurocêntricas de conhecimento e dar visibilidade aos conhecimentos, histórias
e culturas de povos africanos e afrodescendentes, desconstruindo os padrões de poder
enraizados na racialização de forma a promover a educação para as relações étnico-raciais
O objetivo do trabalho é identificar as aproximações e distanciamentos da pedagogia
decolonial no discurso dos professores de Química, de forma a contribuir para o
entendimento de desafios e potencialidades no ensino de Química para a educação das
relações étnico-raciais. Baseada nos referenciais da Decolonialidade, nos estudos da
Educação das Relações Étnico-raciais e de pesquisas que envolvem ensino de Química e a lei
10.639/03, a investigação se enquadra em uma pesquisa qualitativa empírica, pois investigou
a percepção dos professores sobre a relevância da temática racial na educação química no
centro de referência da Educação de Jovens e Adultos de Aracaju/SE através dos dados
construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas. Esses dados foram analisados pela
metodologia de análise textual-discursiva (ATD), a qual gerou quatro categorias
denominadas: conhecimento, dificuldades e efetivação da lei 10.639/03, racismo, políticas
públicas/cotas e currículo eurocentrado.
Portanto, esta pesquisa mostra que o discurso da prática pedagógica de um dos professores
está mais próximo da pedagogia decolonial do que o outro. Pois, quando se trata dessas
questões, o professor dá a importância de acordo com as suas experiências de vida. Então,
para que os docentes sejam capazes de olhar para situação para além das suas experiências, é
urgente a necessidade de se investir na formação continuada dos professores para que os
capacite não só a compreender criticamente a importância das questões relacionadas à
temática étnico-racial, mas a lidar positivamente com elas e, sobretudo criar estratégias
pedagógicas que possam auxiliar a reeducá-las, em todas as modalidades de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Interno - 567.815.045-68 - CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPULVEDA - UEFS
Externo à Instituição - JULIANO SOARES PINHEIRO - UFU
Externo ao Programa - 2585621 - NANCI HELENA REBOUCAS FRANCO
Notícia cadastrada em: 29/04/2019 09:26
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