Banca de DEFESA: AMANDA LISBOA MORENO PIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA LISBOA MORENO PIRES
DATA : 23/05/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia
TÍTULO:

MODELO DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO: contribuições para uma descolonização didática no ensino


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de livros didáticos; Leis 10639/200 e 11.645/08;
Descolonização didática; Teoria Antropológica do Didático, Dialética Mídia-Meio.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O objetivo principal desta investigação foi construir um modelo de referência para
análise de livros didáticos, utilizando o mesmo em uma análise de livros didáticos do
6º ano, do Ensino Fundamental, na tentativa de evidenciar possíveis mudanças
ocorridas nestes livros em função das Leis 10.639/03 e 11.645/08. O estudo buscou
igualmente refletir sobre o papel dos conteúdos referentes à história e cultura afro-
brasileira e dos povos indígenas brasileiros no processo de descolonização didática, e
consequentemente na construção da sociedade brasileira no que se refere aos
afrodescendentes e índios, no contexto dos estudantes e seus professores diante da
discriminação racial e do cumprimento das referidas leis nas unidades escolares em
Salvador. A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo qualitativa, baseado em
princípios epistemológicos que se fundamentam em um quadro teórico constituído,
principalmente, pelas contribuições formuladas Chevallard (2007) a partir das
contribuições da Teoria Antropológica do Didático (TAD) através da dialética mídia-
meio e dos estudos sobre a Descolonização Didática desenvolvidos por Silva (2017).
Realizamos, portanto as análises com suporte nas ferramentas oferecidas por estas
duas frentes teóricas, focalizando nos livros didáticos dos componentes curriculares,
do 6º Ano, do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa foram sistematizados a
partir da elaboração e uso de um modelo analítico, o qual vem revelando a
necessidade de um modelo de análise de livro didático que possa identificar o que
preconiza as Leis 10639/2003 e 11.645/08 para além de suas premissas. Atrelado a
isso, a pesquisa revela um vazio institucional no que se refere à aplicação das leis  o
que acarreta dificuldades, tensões e problemas para os estudantes e professores no
dia a dia das escolas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Externo à Instituição - IRANI PAROLIN SANTANA - UESB
Externo à Instituição - JOSE VIEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR - UEFS
Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Externo à Instituição - MARIA AUXILIADORA LISBOA M PIRES - UEFS
Externo à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS
Notícia cadastrada em: 10/04/2019 14:25
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