Banca de DEFESA: FERNANDO OSVALDO REAL CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO OSVALDO REAL CARNEIRO
DATA : 17/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Física
TÍTULO:

AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA: EVIDÊNCIAS EM DIÁLOGOS EXTEMPORÂNEOS DE GALILEU, NEWTON E A ESCOLA FRANCESA NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino, História, Física, Matemática, Inter-relações


PÁGINAS: 238
RESUMO:

Discutimos questões que são pertinentes ao terreno da Formação Docente, focalizando-se na História do Ensino de Física e levamos em consideração as influências acerca da forma como utilizamos a Matemática no Ensino de Física. A pesquisa justifica-se pela existência da necessidade de compreendermos o porquê a Matemática tem funcionalidade específica de atuação metodológica, no âmbito do Ensino de Física, podendo ocasionar obstáculos pedagógicos permanentes. Na pesquisa, investigamos e classificamos um elenco de dimensões histórico-epistemológicas, advindas de momentos histórico-filosóficos específicos, que dizem respeito à relação constante entre a Física e a Matemática onde aconteceram os diálogos extemporâneos, propostos pelas obras específicas de Galileu, Newton e pela mediação da Escola Francesa. Tratamos de analisar como ocorreu a transformação do estilo de pensamento presente nas epistemologias galileanas e newtonianas, no ensino de física da Escola Francesa nos séculos XIX e XX e a sua consequente recepção no Brasil. Os caminhos trilhados para chegarmos a esse objetivo, permearam por um estudo teórico de avaliação documental, acerca das fontes históricas, à luz da análise das categorias fleckianas, com fins de compreendermos o que pode ter levado a essa consolidação, presente no ensino de física, nos dias de hoje no Brasil. Trouxemos resultados que podem nos remeter às formas mais coerentes de utilizar a Matemática no Ensino de Física, evidenciando, assim, uma concepção ingênua dessa relação por parte dos pares envolvidos. Por tudo isso, ampliamos o olhar crítico acerca dessas dimensões histórico-epistemológicas, utilizadas nos cursos de formação dos professores de Física no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Interno - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Presidente - 285534 - MARIA CRISTINA MARTINS PENIDO
Externo à Instituição - MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA
Interno - 089.007.068-70 - OSVALDO FROTA PESSOA JUNIOR - USP
Notícia cadastrada em: 27/03/2019 15:04
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA