Banca de DEFESA: MÁRCIO MATOS LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIO MATOS LIMA
DATA : 17/12/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia
TÍTULO:

ORBITAL ATÔMICO: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO POR ESTUDANTES DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Orbital atômico, Vigotski, sistema de conceitos, ensino do conceito


PÁGINAS: 122
RESUMO:

O conceito de orbital é de fundamental importância para o ensino de Química, pois a
compreensão das teorias quânticas sobre a ligação química, dependem da
compreensão do conceito de orbital. Porém, conceitos importantes para seu
entendimento como: (a) quantum de uma grandeza; (b) natureza dual da matéria e da
radiação; (b) átomo como estrutura; (c) movimento eletrônico sem trajetórias
definidas; devem ser ensinados anteriormente. A literatura consultada aponta que os
estudantes apresentam dificuldades em entender o conceito de orbital mesmo depois
do seu ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar como se dá o
processo de formação do conceito de orbital nos estudantes de ensino superior em
uma perspectiva histórico-cultural. A aula teve uma abordagem histórica do conceito
de orbital atômico, pois Vigotski (2001) afirma que a análise histórica torna o conceito
lógico. Além disso, os estudantes foram levados a resolverem exercícios, para que
desta forma fosse observado o uso conceito na solução de problemas. Esta
investigação de natureza empírica, do tipo Ação-Pesquisada foi feita na turma de
2016.1, da disciplina QUIA49-Quimica Quântica I que conta com cerca de 35 alunos,
entre estudantes de licenciatura e bacharelado em Química). A Análise de Conteúdo,
será utilizada para análise dos dados obtidos com a sondagem, exercícios resolvidos,
avaliações, observação e filmagem das aulas. Inicialmente, foi aplicada uma
sondagem para perceber as concepções espontâneas dos estudantes a respeito do
conceito de orbital atômico e da interpretação probabilística da função de onda e como
resultado foi obtido que os estudantes em sua a maioria utilizavam mais os termos
referentes ao conceito de orbital como região do espaço e também para eles a
interpretação probabilística pode ser interpretada como a densidade de probabilidade
de se encontrar o sistema em dada região do espaço. Da análise do vídeo foi possível
perceber o quão importante é o trabalho do professor para que haja o desenvolvimento
e, por conseguinte a aprendizagem do conceito, pois só alguém mais experiente é
capaz de atuar na zona de desenvolvimento iminente e fazendo com que o estudante
dê um salto cognitivo e tome consciência do conceito. As avaliações serviram como
problemas nos quais os estudantes teriam que demonstrar que tomaram consciência
do conceito de orbital. De acordo com os termos utilizados nas respostas dadas foi
possível verificar que houve um desenvolvimento das funções superiores dos
estudantes. Através dessa pesquisa foi possível perceber que um ensino no qual os
alunos sejam incentivados a discutir, escrever e solucionar problemas, possibilita o
desenvolvimento cognitivo desse estudante.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ABRAAO FELIX DA PENHA - UNEB
Externo à Instituição - ARTHUR JOSÉ SANTOS MASCARENHAS
Presidente - 283814 - JOSE LUIS DE PAULA BARROS SILVA
Notícia cadastrada em: 19/03/2019 11:36
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