Banca de DEFESA: VANESSA CARVALHO DOS SANTOS

DISCENTE : VANESSA CARVALHO DOS SANTOS
DATA : 25/03/2019
LOCAL: Sala de videoconferencia do STI da Universidade Federal da Bahia

POR UMA APRENDIZAGEM TRANSFORMATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA INVESTIGAÇÃO CONCEITUAL PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CRÍTICA E RECONSTRUTIVA

Aprendizagem transformativa. Educação em ciências ativista. Investigação conceitual. Wittgenstein. Participacionismo.

Esta tese apresenta uma conceituação da aprendizagem transformativa vista como uma aprendizagem capaz de promover mudança pessoal, cultural e social. Para tanto, aplica a uma perspectiva crítica e reconstrutiva na pesquisa em educação em ciências uma análise conceitual associada à filosofia de Ludwig Wittgenstein. As abordagens socioculturais da educação em ciências que visam a algum tipo de letramento científico para uma cidadania eticamente e politicamente engajada e socioambientalmente responsável convergem na tese de que toda crítica à forma de enculturação nas ciências deve ser feita à luz de uma crítica à ciência e à sociedade. Esse posicionamento crítico amplo é preconizado dentro de perspectivas e agendas reconstrutivas, que buscam a reimaginação e a reconstituição da educação e da ciência com aspirações a mudanças sociais profundas. O acento sobre a reconstrução (além da crítica) acarreta orientar a educação em ciências em direção à ação sociopolítica. Cada uma à sua maneira, as propostas curriculares e pedagógicas com esse viés desaguam na noção de uma transformação em atitudes, comportamentos, valores, crenças e ações, que se incorpora à aprendizagem. Contudo, faltam elaborações teóricas sobre a aprendizagem transformativa. Além disso, há pouca clareza e confusões quanto aos conceitos e princípios em termos dos quais pesquisadores e praticantes da educação em ciências ativista especificam sua compreensão sobre a natureza dessa aprendizagem. Com base em ideias metodológicas de Wittgenstein sobre investigação conceitual e num panorama de sua abordagem da aprendizagem e de sua atitude perante questões morais e existenciais, vitais à autonomia e à responsabilidade pessoal e social, o primeiro capítulo da tese discute a relevância desse filósofo para a educação, e para a teoria da educação em ciências em particular, na conjuntura crítica atual, marcada por problemas sociais e ambientais e, portanto, onde a clareza de pensamento e ação se faz mais urgentemente necessária. Por sua feita, o exame da aprendizagem transformativa realizado no capítulo subsequente a partir de uma abordagem de aprendizagem que focaliza a participação em práticas sociais, adotada como quadro teórico para a educação em ciências ativista, faz uso de considerações de Wittgenstein para tecer uma crítica conceitual às perspectivas participacionistas de Troy Sadler e de Derek Hodson. O terceiro e último capítulo traz uma aplicação da investigação conceitual wittgensteiniana para delinear a nossa abordagem própria da aprendizagem transformativa, desenvolvida em diálogo com a, e parcialmente baseada na, abordagem participacionista discursiva de Anna Sfard, que também encontra em Wittgenstein uma de suas principais inspirações. Em síntese, esta tese defende que a aprendizagem transformativa pode ser vista como um processo de desenvolvimento humano que abraça a luta contra o dogmatismo, indo da imaginação de novas maneiras de viver e de significar o mundo à contação de identidades, como estímulos para autorreflexão e mudança. Na esteira de uma sociologia moral e existencial desenvolvida como uma sociologia cultural da ação, este trabalho chega à conclusão de que a conexão entre cultura, aprendizagem e mudança pessoal equivale a uma conexão entre cultura e agência, e, assim, vincula a ação social à mudança social.

Presidente - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Externo à Instituição - CRISTIANE MARIA CORNELIA GOTTSCHALK - USP