Banca de DEFESA: MONICA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONICA SILVEIRA
DATA : 02/04/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia
TÍTULO:

PENSAMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO SOBRE AS RELAÇÕES CTS NO ENSINO DE CORRENTE ALTERNADA


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento crítico (PC). Ciência, Tecnologia e Sociedade
(CTS). Sequência Didática (SD). Curso Técnico. Corrente Alternada (CA).


PÁGINAS: 185
RESUMO:

O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode ser
empregado na perspectiva de modificar os valores individuais, estimulando a
autonomia e o pensamento crítico (BARBOSA; BAZZO, 2014), sendo que o
pensamento crítico (PC) representa a capacidade de análise profunda,
questionamento, discussão de problemas e busca de soluções adequadas
(CARRAHER, 1999; LIPMAN, 2003). A pesquisa propõe a aplicação do
enfoque CTS a partir de um conteúdo de corrente alternada para mobilizar o
pensamento crítico de estudantes de curso técnico. Para alcançar esse objetivo
foi elaborada uma sequência didática (SD) considerando o encadeamento de
atividades em torno de uma situação problema (GUIMARÃES; GIORDAN,
2013) que promovam o entendimento das relações CTS e o desenvolvimento
do PC. A análise das percepções sobre as relações CTS e o nível de PC dos
estudantes foi feita através de dois questionários aplicados antes da SD e após
a mesma, elaborados a partir de notícias veiculadas na internet com opção de
escolha de opiniões sobre as mesmas. As opiniões selecionadas e as
justificativas para a escolha formaram a base de dados para análise das
categorias CTS e níveis de PC. A maior parte das atividades da SD se baseou
em uma situação problema (caso simulado) que é considerado por Freire
(2007) como uma atividade típica do enfoque CTS e da educação para
ampliação do pensamento crítico. As atividades envolveram discussão de
trechos de vídeos, aula expositiva, discussão em grupo, pesquisa individual e
debate. Foi possível perceber que as atividades tiveram pouca influência na
percepção dos estudantes sobre as relações CTS. Contudo, com relação ao
nível de pensamento crítico, foi possível perceber uma alteração tímida, porém
positiva. Os resultados apontam que a aplicação de uma SD com enfoque CTS
pode melhorar o nível de pensamento crítico dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO FREDERICO DA SILVEIRA - UEPB
Interno - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DIELSON PEREIRA HOHENFELD - IFBA
Presidente - 388.052.785-72 - ELDER SALES TEIXEIRA - UEFS
Interno - 283711 - JOSE FERNANDO MOURA ROCHA
Notícia cadastrada em: 26/02/2019 11:00
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