Banca de DEFESA: MARCIA AZEVEDO CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA AZEVEDO CAMPOS
DATA : 29/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia
TÍTULO:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6o. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental. Álgebra Elementar. Pensamento algébrico. Sequência
didática. Aprendizagem matemática.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Apresentamos uma Sequência Didática, pelos pressupostos metodológicos da Engenharia
Didática, contendo atividades de resolução de problemas com números naturais. Esta reúne
problemas que (re)apresentamos do livro didático em uso e que elaboramos a partir dos estudos
realizados, além de momentos didáticos que visam analisar que condições e restrições atuam
sobre a implementação dessa Sequência no 6º. Ano do Ensino Fundamental, visando o
desenvolvimento do pensamento algébrico. Traçamos como objetivo geral: investigar quais
contribuições e as condições e restrições de implementação de uma Sequência Didática –
elaborada para o ensino de operações com números naturais, no 6º. ano do Ensino Fundamental e
com atividades de resolução de problemas para o desenvolvimento do pensamento algébrico; e
como objetivos específicos: (a) analisar as condições e as restrições para o desenvolvimento do
pensamento algébrico a partir de problemas de operações com números naturais; (b) investigar
estratégias mobilizadas pelos alunos a partir das produções orais e escritas ao resolver problemas
com números naturais que indiquem o desenvolvimento do pensamento algébrico; (c) analisar as
produções (escrita e oral) dos alunos nas respostas dadas aos problemas propostos quanto ao
desenvolvimento do pensamento algébrico. Entrelaçamos a nossa pesquisa à abordagem
qualitativa, de natureza interpretativa que busca conhecer, descrever e analisar as ações dos
alunos e o raciocínio que mobilizam quando se deparam com problemas que podem evocar o
pensamento algébrico. O aporte às análises veio da Teoria Antropológica do Didático nos estudos
de Chevallard, Bosch, e seus colaboradores; Kaput; Kieran; Squalli: Radford; Almeida; Oliveira e
Câmara, Duval, dentre outros. Esta pesquisa aconteceu em uma escola pública estadual, interior
da Bahia, com 111 alunos, que participaram de três fases de experimentação. Resultados indicam
que o pensar algebricamente se manifesta principalmente ao manipular objetos desconhecidos de
forma analítica como se fossem conhecidos; na capacidade de estabelecer relações entre os dados
de um problema; evocando objetos não-ostensivos a partir de ostensivos presentes nos problemas,
significando-os. Os problemas aritméticos mostraram-se propícios ao estabelecimento de relações
que indicaram desenvolvimento do pensamento algébrico, nas vertentes de raciocínio sequencial,
equacional, de equilíbrio e funcional, este último com mais dificuldade de percepção. Foi baixo o
uso de estratégias de resolução algébrica com uso de letras e símbolos, justifica-se por ainda não
serem formalmente introduzidos na álgebra pelo currículo que obedecem. Consideramos que o
pensamento algébrico não necessariamente está associado ao uso desses elementos.
Considerações do estudo dão conta de que a forma como as atividades são propostas aos alunos,
sua condução, explorando ostensivos e variados registros de representação semiótica, como a
linguagem natural, icônica e numérica, contribuem para o desenvolvimento do pensamento
algébrico. Encontramos assim evidências para validar a nossa sequência, discutindo-a pelas bases
teóricas e referendando aos domínios da álgebra, e assim promover o conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA
Interno - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Externo à Instituição - ITAMAR MIRANDA DA SILVA
Externo à Instituição - IZABELLA OLIVEIRA
Externo à Instituição - LEANDRO DO NASCIMENTO DINIZ
Presidente - 2138504 - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Externo à Instituição - ROSEMEIRE DE FÁTIMA BATISTELA
Externo à Instituição - TANIA CRISTINA ROCHA SILVA GUSMAO
Notícia cadastrada em: 20/02/2019 11:23
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