Banca de DEFESA: RAFAELA DOS SANTOS LIMA

DISCENTE : RAFAELA DOS SANTOS LIMA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: virtual

MULHERES NEGRAS NAS CIÊNCIAS: DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO, CURRÍCULO E (IN)VISIBILIDADE

BNCC e Currículo; Relações de Gênero e Raça; Formação de professores; Educação Antirracista.

O currículo deve atender às transformações da sociedade para que, por meio dele, práticas educativas que visibilizem povos tradicionalmente invisibilizados transitem pela escola. A percepção de que a escola tem reproduzido práticas que excluem os demarcadores de gênero e raça nos seus processos educativos nos leva a questionar o documento orientador do currículo na esfera da Educação Básica, assim como a formação de professores da área de Ciências da Natureza, Física e Química. Diante disso, este estudo se organizou de modo a responder as seguintes inquietações: i) a BNCC serve de orientação e direcionamento para quem? Quais currículos serão pensados a partir de uma base que negligencia gênero? ii) Como as relações raciais estão presentes nas raízes curriculares? Estamos preparando professores para que dialoguem sobre o combate ao racismo ou para manutenção de práticas racistas e excludentes nas aulas de Química? iii) Como os processos de escravização deixam marcas que (in)visibilizam mulheres negras nas Ciências? Como os currículos da formação de professores operam para (in)visibilizar mulheres negras como epistemológas das Ciências? Para responder a essas perguntas, estabelecemos como objetivo: investigar como as relações de gênero e raça se organizam no contexto educativo por meio da BNCC e dos currículos da formação de professores de Física e Química da UFRB”. Os resultados estão apresentados nesta tese, organizada em formato multipaper, dividida em três estudos: i) analisamos como as discussões de gênero se entrelaçam com a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador para a elaboração dos currículos na esfera da Educação Básica; ii) propomo-nos a pensar a Educação Antirracista como uma possibilidade para a eliminação da cultura racista no território brasileiro, para isso, debruçamo-nos na compreensão do racismo como um problema estrutural da nossa sociedade e em como a escola contribui para a manutenção de práticas racistas; iii) buscamos dialogar sobre o lugar da mulher-cientista-negra nos currículos da formação de professores de Ciências da Natureza (Licenciatura em Física e Química) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Presidente - ***.222.586-** - GUSTAVO RODRIGUES ROCHA - UEFS
Interna - 1278847 - LETICIA DOS SANTOS PEREIRA